Processo de vendas: o que é

Processo de vendas: o que é

A quantidade de etapas do processo comercial, como também é conhecido, dependem do produto, do posicionamento, do ticket médio e do tipo de venda realizada na empresa. Portanto, cada negócio deve ter o seu próprio processo, mas que, a grosso modo, tem o mesmo cerne. A apresentação da oferta para os leads qualificados é um passo muito importante no processo de vendas. Seguindo o passo a passo do processo de vendas, vem a qualificação dos leads que foram prospectados. Nessa fase, o objetivo é encontrar clientes em potencial e atraí-los para o pipeline de vendas, criando listas para que esses contatos possam ser nutridos e se interessarem mais pela compra.

Nessa etapa, é importante se informar ao máximo sobre o cliente, levantando insights valiosos sobre as demandas do mercado e, assim, suas necessidades específicas. Assim como um time de futebol se prepara antes da partida, o estudo do mercado e do cliente é uma etapa que funciona como o “aquecimento” nas vendas. Neste momento, é importante colocar as cartas na mesa e mostrar domínio sobre o problema/desejo do cliente e, principalmente, ser o protagonista da situação. Colocar sua marca na internet é fácil, mas será que você está fazendo do jeito certo?

Esse é um elemento essencial que ajuda a guiar a atuação da equipe de vendas e minimizar os erros durante o processo de prospecção, abordagem e fechamento de uma venda. Estruturar o processo de vendas não é uma tarefa fácil, mas não ter um processo de vendas é algo mais difícil e oneroso. Por isso, dê a atenção necessária para estruturar o processo de vendas da sua empresa e, com responsabilidades e consistência, os resultados virão. Enfim, defina as etapas que representam o passo a passo que o seu vendedor (a) precisa seguir para ter sucesso com aquelas oportunidades de venda.

Foco no problema: quais são as etapas de uma venda?

Dessa forma, os esforços e recursos dos vendedores serão direcionados especificamente a eles. É importante lembrar de quem não é possível um crescimento sustentável no setor de vendas sem um time preparado e uma correta estrutura de CRM. Se você quer obter sucesso nas vendas da sua empresa, teste agora mesmo, gratuitamente o Zendesk Sell. Afinal, durante essa etapa é importante que o agora cliente, se sinta feliz e satisfeito com a sua aquisição. Processos automatizados aceleram a tomada de decisão e evitam que a equipe de vendas perca tempo com coisas desnecessárias.

O marketing está relacionado a sua estratégia de vendas, pois um trabalho bem feito pode aumentar o alcance da sua marca e trazer leads qualificadas para que seus vendedores concretizem a venda. Por exemplo, 10 clientes fecharam com sua empresa porque eles gostaram muito do recurso de envio de e-mail. Com essa informação, você irá entender os benefícios que o recurso de e-mail gerou para esses clientes. Para isso, é importante que você defina os motivos de perda da sua oportunidade durante todo o processo de vendas. Com isso, você pode desenvolver uma estratégia para aprimorar o seu processo de acordo com os maiores motivos de perda da sua empresa.

Como é o processo de vendas?

Dicas para otimizar esse processo

Tratam-se dos componentes indispensáveis para que uma empresa se coloque em condições de oferecer soluções aos seus clientes, ou seja, de divulgar e vender. Seja como for, com um processo de vendas mapeado, você cria as condições para atender bem porque, nele, seus profissionais saberão o que, como e quando fazer. Quem vende serviços, normalmente, tem uma vida mais dura do que as empresas que trabalham no varejo ou atacado de mercadorias. Uma venda não é simplesmente chamar a atenção das pessoas para os seus serviços e esperar que elas sintam vontade de contratá-los.

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Por isso, é preciso criar uma ligação entre as duas áreas, o que pode ser feito por meio de um Service Level Agreement, ou SLA. Esse acordo deve ser detalhado e acessível a todos, um template que contém os serviços e condições que devem ser entregues e passados entre as duas áreas. Por isso que tudo fica mais fácil com um acordo entre marketing e vendas, sobre o qual falaremos a seguir.

Na partida de futebol, o time precisa entrar em campo conhecendo os pontos fracos e desafios do adversário para derrotá-lo. A diferença é que, obviamente, seus leads não são um adversário, mas seus aliados na jornada da venda. E seu objetivo não é derrotá-los, mas oferecê-los uma proposta irresistível para ajudar a resolver seus problemas. Implementar um processo Cupom Amazon Celular de vendas passo a passo é importante para que o trabalho da empresa seja orientado por objetivos claros e para que cada etapa tenha ações bem definidas. Essa modificação no processo de vendas pode ocorrer devido a requisitos legais, produtos de nicho, uma base de clientes-alvo desafiadora ou simplesmente porque é assim que um mercado específico funciona.

Porque, com essa padronização, sua equipe de vendas tem um mapa que diz exatamente quais atividades eles precisam realizar e quando precisam realizá-las. Com essas informações em mãos, basta ser dado o primeiro passo para que se iniciem os estudos para a construção de seu processo de vendas. A agenda de um vendedor deve ser integralmente preenchida para atividades que movam o ponteiro da meta. Na rotina de vendas, uma atividade de extrema importância é a abordagem de novos Leads, ou seja, a geração de novas oportunidades de fechamento para a empresa. Existe uma série de boas práticas que podem facilitar a construção de um primeiro modelo de processo de vendas para uma empresa. Plataformas de gestão integrada, sites de e-commerce, redes sociais, automação em marketing, entre tantos outros, também são incríveis otimizadores do processo de vendas.