Todavia, é fundamental saber quais costumam ser as coberturas básicas de um seguro automotivo, que também podem ser chamadas de coberturas obrigatórias. Esses itens estão diretamente relacionados com o veículo como um todo, também chamado de cobertura de casco. Ainda, é importante mencionar que, ao contratar o seguro auto roubo, você não está protegido contra outras situações que possam causar dores de cabeça, como acidentes. Via de regra, o seguro compreensivo cobre os sinistros mais comuns, portanto, com maior ocorrência. Entre eles, costumam estar furto, roubo, colisão, incêndios e danos provocados pela natureza, como enchentes.
Como funciona o seguro auto?
O seguro automotivo é um contrato entre o segurado e uma seguradora, que oferece proteção financeira contra perdas decorrentes de acidentes, roubo ou outros danos ao veículo. Embora os carros leiloados apresentem vantagens, como preços menores que os de mercado, nem sempre é possível contratar seguro para carros dessa ordem. Atualmente, entretanto, há seguradoras, como a MAPFRE, que aceitam fazer seguro automóvel para automóveis adquiridos… A Fipe é uma referência não só para comprar e vender carros, como também para calcular o seguro. Ou seja, é quanto a seguradora vai te pagar caso ocorra sinistro de perda total ou de roubo e furto. Há contratos que preveem pagamento de 100% da tabela, outros oferecem 90%, enquanto alguns chegam a ter 110%.
Coberturas e assistências disponíveis no Seguro Auto
Alguns seguros têm franquias mais altas em troca de prêmios mais baixos, enquanto outros têm franquias mais baixas em troca de prêmios mais altos. As classes de bônus são definidas pelo percentual de desconto sobre o prêmio do seguro do próximo ano. Além disso, os descontos são cumulativos, ou seja, quanto mais tempo o motorista ficar sem acionar o seguro, maior será o seu desconto na próxima apólice. No entanto, se não o fizer com essa antecedência, é importante saber que existe um prazo para a renovação que é de 30 dias após o vencimento da apólice. Saiba que se ultrapassar esse período, o contratante pode perder os bônus adquiridos.
Avalie a cobertura geográfica do seguro auto
Essa cobertura fornece proteção para o segurado contra as responsabilidades financeiras decorrentes de danos causados a outros veículos ou propriedades em um acidente de trânsito em que o segurado é considerado responsável. O seguro para carros alugados cobre os riscos enfrentados pelos motoristas que alugam veículos por curtos períodos de tempo, geralmente por meio de empresas de aluguel de carros. O seguro de carro é um tipo de contrato que firma a obrigação da seguradora em cobrir o motorista e o veículo contra possíveis danos ou responsabilidades que possam surgir em caso de acidente de trânsito. O único ponto importante nesse caso é que será preciso informar quem é o condutor principal e, caso necessário, incluir um condutor adicional que também costuma usar o veículo.
Em todas as demais situações de perda parcial é preciso arcar com a franquia, assumindo uma parte dos gastos. Então, é por meio da franquia seguro moto que seguradora e segurado dividem os custos do seguro. A franquia é um valor, que deve ser estipulado no momento da contratação do seguro.
Ao contratar o seguro, você terá à sua disposição uma série de coberturas que lhe trarão mais tranquilidade e conforto. Se atrasar o pagamento do prêmio, o usuário pode ficar sem a proteção da seguradora. O prêmio do seguro é uma das principais obrigações do segurado, e o que fará com que o risco seja transferido à seguradora.
O seguro para carros de terceiros é um tipo de seguro de automóvel que oferece cobertura para danos causados a outros veículos ou propriedades em um acidente de trânsito em que o segurado é considerado responsável. O seguro para carros antigos em muitos casos inclui cobertura para roubo e furto e também assistência 24 horas. Ele também pode incluir cobertura para danos ao próprio veículo em caso de acidente ou colisão, bem como cobertura para perda total do veículo em caso de roubo ou furto. Embora muitas pessoas vejam o seguro veicular como uma despesa desnecessária, isso não é verdade.
Se checar inconsistências com a realidade que ocorreu, a seguradora poderá negar o pagamento da indenização. Na hora de cotar um seguro auto online, é fundamental informar à empresa todas as informações solicitadas e da forma correta. A Superintendência dos Seguros Privados (Susep) é o órgão responsável por regulamentar esse setor. Em seu site, é possível pesquisar empresas de seguros, corretoras de seguro e corretores que trabalham por conta própria. Primeiramente, que você adquira apenas as coberturas vantajosas para o seu veículo.
Então, o segurado pagará a franquia, e a seguradora quitará o restante necessário para o conserto. Dessa forma, caso algum sinistro aconteça, você poderá logo pagar a franquia e consertar seu carro. É esse o valor que caracteriza a compra do seguro auto, dando-lhe direito de usufruir da cobertura adquirida pelo tempo vigente no contrato. Se a ideia é realmente se privar de problemas e prejuízos, o mais indicado é contar com um seguro auto. Estamos expostos a riscos frequentemente , e contar apenas com a sorte e a sua cautela não é o suficiente para garantir a proteção do seu carro.
Escolher bem a franquia é um dos pontos mais importantes na contratação do seguro, por isso, o ideal é que o cliente converse com o corretor para encontrar a melhor opção. Por exemplo, possuir uma direção defensiva e não se envolver em sinistros já costuma ajudar. Além disso, guardar o carro em garagens e transitar em regiões mais seguras e em horários com menos sinistros também diminuem o preço do seguro. Vale muito a pena considerar a contratação desses serviços, evitando, por exemplo, que, após uma pane seca, você precise procurar por um guincho. Vai ser necessário apenas ligar para a seguradora, e ela resolverá o problema. Além disso, algumas delas oferecem descontos em estabelecimentos parceiros, como estacionamentos, cinemas e mais.
O prazo para o pagamento costuma ser de 30 dias contados a partir do recebimento da documentação. O valor pago pelo contratante para que a seguradora assuma o risco pelo carro se chama prêmio e a forma de pagamento varia conforme a companhia seguradora. Contudo, de modo geral, o valor pode ser pago tanto à vista quanto dividido em parcelas, assim como via boleto bancário ou débito em conta, segundo a preferência do cliente.
É importante lembrar que o seguro de carro tem limites de cobertura e exclusões, portanto é válido ler atentamente o contrato e entender exatamente o que está incluído e o que não está. Além disso, existem outros motivos que tornam importante a análise de um seguro para carro, como fechar negócio com uma seguradora de renome e que seja ágil para atender você em caso de sinistro. Por isso mesmo, é preciso proteger bem esse investimento, como ao contratar um seguro de carro. Isso vale, inclusive, se você estiver financiando o carro, pois há seguros que podem ser contratados e diluídos no valor das parcelas.
Algumas seguradoras oferecem serviços de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os motoristas possam acionar o seguro de carro a qualquer momento. O seguro de carro com cobertura de danos por colisão cobre danos causados ao seu veículo em caso de colisão com outro veículo ou objeto. Isso inclui danos causados por acidentes de trânsito, mas também pode incluir danos causados por eventos como capotamentos ou colisão com um animal.