Porém, para que possam inserir os seus espermatozoides nas fêmeas, eles têm nadadeiras modificadas chamadas de clásperes. Assim, os espermatozoides liberados pelo poro genital deslizam pelos clásperes introduzidos na cloaca da fêmea. Outro ponto importante sobre a reprodução dos peixes o fato de que a maior parte das espécies realiza reprodução sexuada com fecundação externa. Nesses casos, após comportamentos de cópula, machos e fêmeas liberam seus gametas no ambiente e a fecundação se dá na água.
O primeiro é eles funcionarem como alimento, tanto para pessoas quanto para animais. Além disso, tanto nas águas salgadas quanto nas águas doces, os peixes marcam presença em quase todos os ecossistemas aquáticos, a não ser em locais hiper- salinos, onde os peixes não habitam. D) O coração dos peixes apresenta três cavidades, dois átrios e um ventrículo. As arraias e os tubarões são exemplos de peixes cartilaginosos.
Conectivos para usar no desenvolvimento da redação: a técnica que ajuda a tirar 1000!
Os peixes possuem um sistema nervoso e órgãos sensoriais adaptados. Conseguem orientar-se, principalmente, pelo olfato e pela captação da vibração da água. Para captar essas vibrações, o animal conta com linhas laterais, que são canais na lateral do corpo que possuem células sensoriais. Os condrictes apresentam dentes serrilhados e de material semelhante às escamas placóides. Geralmente apresentam hábitos carnívoros, mas podem ser encontradas espécies herbívoras.
Principais características dos peixes
Um bom ponto de partida é ler o Guia de Pescados, o qual contém a relação de espécies de peixes cujo consumo deve ser evitado. Sem os peixes, inúmeros animais marinhos e terrestres não teriam como se alimentar e, portanto, o destino de criaturas como os golfinhos, albatrozes, pinguins, focas, ursos e várias outras, é tristemente óbvio. Depois de algum tempo de vida na água, os animais desse grupo sofrem uma série de modificações, Peixe Guaru o que significa a entrada deles na fase adulta. Essa transformação tem como resultado a reabsorção da cauda e das brânquias, e o desenvolvimento do pulmão e das quatro patas. Há também um novo terceiro grupo classificatório que é o dos peixes sem maxila, onde são incluídos, dentre as oitenta espécies, mixinas e também lampreias. Ao observar essa classificação geral, percebe-se a grande quantidade de espécies diferentes de peixes.
A) correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente. B) incorreta e significa dizer que esses animais possuem respiração pulmonar. C) correta e significa dizer que esses animais apresentam respiração branquial. D) correta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal não varia em relação ao ambiente. E) incorreta e significa dizer que, nesses animais, a temperatura corporal varia com a do ambiente. A maneira como os peixes mantêm e ajustam sua capacidade de flutuar é outro fator em que os mecanismos fisiológicos se modificam, dependendo da espécie.
Uma característica dos Condrictes é a capacidade de substituir um dente perdido por um novo. Esses peixes apresentam, ainda, especificidades nos processos fisiológicos, como fendas branquiais, atividade do fígado para regular sua densidade corporal etc. O sistema digestório dos peixes ósseos tem bastante semelhança ao dos tubarões e arraias (condrictes).
Apesar de serem animais com características bem marcantes, eles não são o que chamamos de grupo monofilético. Assim, a respiração branquial ocorre quando a corrente de água entra pela boca e passa pelas brânquias. Lá, o oxigênio diluído na água é absorvido por difusão e segue seu caminho pela corrente sanguínea. A água com menor oxigenação e maior gás carbônico sai das guelras e é devolvida para o meio.
Importância ecológica dos peixes
Após certo tempo de desenvolvimento, de cada ovo emerge uma larva sem patas, com cauda e brânquias, conhecida como girino. Isso significa que a temperatura sofre variações de acordo com o ambiente em que ele está. Entretanto, ela procura se manter próxima à temperatura do ambiente. Há peixes que são herbívoros, ou seja, alimentam-se de plantas e, dentre elas, principalmente das algas. Entretanto, há também peixes que são carnívoros, comendo moluscos, crustáceos e outros peixes.
Existem algumas variações de classes, identificadas por determinadas características físicas e fisiológicas, conforme veremos a seguir. Vale salientar que muitas modificações ocorreram na classificação dos animais após adoção da metodologia cladística e aprimoramento das técnicas de análise de DNA. Estudos recentes demonstram, por exemplo, o monofiletismo dos Agnatha e dos Chondrichthyes, porém não a dos Osteichthyes, que se trata de um grupo parafilético. Acesse os recursos visuais do Portal do Professor que sugerimos a seguir, imprima-os em folha de maior gramatura, ou sulfite comum e cole em papel (ou papelão) que dê mais firmeza à imagem. É possível também fazer o recorte da imagem, para dar o formato do peixe. No verso de cada figura impressa, coloque uma a três perguntas.