O que é review de produto e por que ele é tão importante?

Corte quaisquer partes desnecessárias ou redundantes, adicione transições entre as cenas e inclua gráficos ou textos para destacar pontos importantes. Baseie suas opiniões em fatos e experiências reais, e evite ser excessivamente emocional ou parcial. Antes de começar a gravar um vídeo review, conheça bem o produto que será apresentado. Você deve testar o produto extensivamente para entender todas as suas funcionalidades, vantagens e possíveis limitações. Por exemplo, perguntar sobre a efetividade da entrega ou como o produto se compara com as imagens do anúncio.

Seja sincero e compartilhe os pontos positivos e negativos

Uma boa sugestão é reunir nesse blog as avaliações de outros consumidores e explorar temas diversos que podem atrair a atenção de novos clientes. Formada em Comunicação Social e certificada em Inbound Marketing pela Hubspot, em UX Writing pela Belas Artes, em SEO Copywriting pela Redator Hacker e em Marketing de Conteúdo pela Rock Content. Traz na bagagem 7 anos em agências + 5 anos como freelancer copywriter em startups e tem como missão lançar os melhores conteúdos para ajudar os empreendedores na gestão de seus e-commerces. Um desses exemplos é o cupom de desconto, recurso que oferece abatimento de valores e, de quebra, ainda pode gerar uma compra futura. Ou então, é possível ofertar um brinde, caso a pessoa acumule determinado número de pedidos com avaliações. Além de ter um site bonito e funcional, a marca também deve ajudar o consumidor a comprar com facilidade.

Review é a avaliação crítica de quem já consumiu um determinado produto ou serviço, explicando o que achou da experiência. O objetivo é informar outros potenciais consumidores, influenciando na decisão de compra. Review de produto é uma avaliação crítica e informativa sobre um item, geralmente baseada na experiência pessoal de um cliente. Ele destaca os pontos fortes e fracos, qualidade, usabilidade e valor, ajudando outros consumidores a tomar decisões de compra em um mesmo negócio. A implementação de vídeo reviews nas páginas de produtos aumenta em até 4 vezes a taxa de conversão, pois os clientes tendem a confiar mais em avaliações visuais.

Como fazer review de produtos?

Existe uma ferramenta gratuita de avaliação de produtos disponível?

O review de produtos nada mais é do que a opinião de compradores de sua loja sobre determinado item comprado. Um bom review precisa ser claro e detalhado, levantando os pontos fortes e fracos de cada produto. Escrever uma review eficaz é uma habilidade que requer atenção ao detalhe, objetividade e a capacidade de comunicar ideias de forma clara. Ao seguir as dicas e melhores práticas apresentadas neste guia, você pode criar reviews que não apenas contribuem para a comunidade digital, mas também ajudam os outros a tomar decisões mais informadas. Lembre-se, o objetivo de uma review é proporcionar uma avaliação útil e balanceada, e com prática e dedicação, você pode se tornar um mestre na arte melhores marcas de áudio de escrever reviews que fazem a diferença. O objetivo não é apenas expressar uma opinião, mas fornecer uma avaliação balanceada que possa ajudar os outros a tomar decisões.

Sim, este é um gerador de revisão de IA bastante completo, mas você nunca deve esquecer que há um risco ao usar IA neste tipo de revisão, o Google pode interromper o conteúdo de IA e excluir a revisão. A quantidade de palavras a usar em uma avaliação dependerá do tipo de depoimento que você precisa, porém, na maioria dos casos, 150 a 200 palavras é o ideal. Primeiramente você tem que ter muito claro o tipo de avaliação que deseja expressar, pois dependendo do tipo de avaliação são considerados os objetivos ou mensagem que será criada.

Como fazer review de produtos e ganhar dinheiro: Dicas para começar a monetizar suas avaliações

Pensando nisso, trouxemos esse conteúdo para explicar melhor o que é review de produto e seus principais efeitos no desempenho das suas vendas. Usando o Lily você consegue, inclusive, importar comentários de outros sites que tem o mesmo produto da sua loja, trazendo mais credibilidade às suas páginas de venda. Destaque as depoimentos positivos em seus materiais de marketing, compartilhando nas redes sociais, incluindo em newsletters, banners para loja virtual e landing pages. Crie uma seção dedicada a reviews de produto em seu site, pois isso permitirá que os clientes compartilhem suas opiniões diretamente na página do produto. A relação entre o cliente e a sua empresa não termina depois que a entrega é concluída. Na verdade, é a partir daqui que começa o pós-venda – um dos processos mais importantes para qualquer loja virtual.

Por exemplo, você pode oferecer um cupom ou brinde extra assim que a review é publicada. Elas apontam as falhas no seu produto, no atendimento ou na entrega, mostrando o melhor caminho para aprimorar seu trabalho. Um bom ponto de partida é pensar nessas reviews negativas como uma forma de feedback. A forma como um review é feito depende do seu formato e da própria plataforma.

Paralelamente, integre o site com ferramentas de avaliação que, além de terem uma boa apresentação das informações, sejam reconhecidas no mercado, como o RATrustvox, Opina ou Lily Reviews. Já é de conhecimento geral que o Google, por exemplo, valoriza muito sites que incentivam e performam bem em relação às avaliações de clientes. Sendo assim, avaliar um produto com cinco estrelas significaria total satisfação e uma alta taxa de recomendação, enquanto uma estrela demonstraria desagrado e um alerta para os demais consumidores. O review em formato de nota é um dos modelos mais utilizados no e-commerce e consiste em avaliar com um número, normalmente de 0 a 5, um produto ou compra. Ele também pode acompanhar ícones que exibem o número de estrelas correspondentes à nota, para efeito de ilustração, como acontece com o Google Avaliações do Consumidor. Se o produto tiver algum diferencial em relação aos concorrentes, certifique-se de mencioná-lo.

Já a Shopee estimula a interação entre os clientes por meio de um sistema de gamificação, que é o uso de pontuação e premiação dos jogos aplicados no contexto comercial. Sua utilização é amplamente aceita por lojistas e consumidores por ter uma interpretação rápida, fácil e objetiva de expressar a opinião sobre as aquisições. Já os dados divulgados pela McKinsey revelaram que o marketing boca a boca influencia de 20% a 50% as compras, sendo mais efetivo que a publicidade contratada pelas marcas. Divida o conteúdo em seções, se necessários, e passe de um ponto a outro de maneira fluida. Vídeos muito longos podem perder o interesse dos espectadores, então procure manter o tempo de duração adequado, geralmente entre 30 e 60 segundos, dependendo da complexidade do produto.

Todas essas informações são fundamentais para entender o compromisso de uma loja online com a satisfação dos seus clientes. Além disso, elas ajudam outras pessoas a identificarem se determinado produto é realmente o que elas procuram no momento. No mercado digital, os reviews influenciam significativamente as decisões de compra.

Por exemplo, um estudo de 2022 publicado pela consultoria norte-americana BrightLocal mostra que 77% dos consumidores “sempre” ou “regularmente” leem os reviews de produto quando compram em empresas locais. Então, aproveite essa estratégia poderosa para impulsionar suas vendas e conquistar a confiança dos consumidores da sua loja virtual. Pois, ao ler uma avaliação, os clientes em potencial podem ter uma visão mais realista não somente do produto, mas também da loja, do atendimento e da entrega antes de tomar uma decisão de compra.

Comentários de consumidores anteriores podem esclarecer essas incertezas, tornando o processo de compra mais tranquilo. Além dos relatos escritos, há também avaliações em vídeo e em áudio, cada vez mais populares em redes sociais e plataformas como o YouTube. Por exemplo, se você vende roupas, o feedback pode abordar a qualidade do tecido, a durabilidade ou detalhes sobre o caimento.