São observados todos os sintomas já citados mais fraqueza intensa, dilatação das pupilas, tremores musculares, arrepios, sensação de frio e calor e dores no corpo. Infelizmente, deixar as drogas é muitas vezes uma experiência muito desagradável que pode paralisar ou complicar os esforços de recuperação. Em alguns casos, certos sintomas persistentes podem continuar a incomodá-lo por meses ou anos sem tratamento. Os primeiros sinais de abstinência alcoólica podem aparecer várias horas após a última bebida e atingir o pico após 24 a 72 horas. Se não forem reconhecidos e tratados adequadamente, delirium e tremores podem levar a convulsões graves e levar à morte.
A crise de abstinência de álcool pode começar em pouco tempo, cerca de horas desde a pausa. Causando sintomas como, inquietação, problemas gastrointestinais e tremores nas mãos. Afinal, enquanto uma funciona como uma espécie de tortura (abstinência) a outra se relaciona com uma vontade extrema de consumir (fissura). Outra diferença é que a fissura também não traz sintomas físicos, estando mais relacionada a pensamentos obsessivos, memórias eufóricas e articulações sobre como obter a substância.
Por exemplo, a abstinência alcoólica grave às vezes está associada a uma síndrome conhecida como delírios e tremores. A desintoxicação leva entre 5 e 15 dias, dependendo do tipo de droga e do tempo tomado. É por isso que é altamente recomendado que a pessoa em abstinência de álcool seja acompanhada de perto para evitar maiores complicações.
A crise de abstinência de cocaína é identificada em três fases.
As drogas são classificadas entre depressoras, estimulantes e perturbadoras do sistema nervoso central. Por vezes, o dependente pode buscar a droga não para sentir mais o prazer que ela oferece, mas para buscar o equilíbrio ao qual estava Clínica de Recuperação Camaragibe PE habituado. O sistema derecompensa é o setor responsável por processar as informações que trazem satisfação e prazer. Logo, se o sistema de recompensa detecta uma sensação de prazer após uma ação, ele registra e vai querer mais.
Remédio para abstinência: como lidar com o surgimento dela?
Os fatores são variados, e tem origens diversas como a biológica, psicológica, social, cultural e espiritual, na verdade é uma contribuição de todos estes fatores. O sintoma mais difícil de lhe dar será a fissura, que é muito mais forte nos primeiros dias e tem uma tendência de diminuir com o passar do tempo. O que os pesquisadores suíços descobriram é que a cocaína desencadeia um processo que resulta na inibição de neurônios que liberam o Gaba, principal neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central.
Em alguns casos, é necessária a prescrição de medicamentos, especialmente para atenuar os sintomas e prevenir complicações futuras. Justamente por isso que o período de abstinência deve ser acompanhado de perto por um profissional, porque muitos desses sintomas são muito intensos. É apenas o primeiro passo e deve ser acompanhado por um programa de tratamento contínuo, que deve envolver diversos tipos de terapia e, possivelmente, antagonistas não opioides (p. ex., naltrexona). Pacientes com apneia podem ser inicialmente tratados com naloxona 2 mg IV se puder ser administrada sem demora; observar que a dose é mais elevada do que para os pacientes que só estão sonolentos. Em algumas regiões dos Estados Unidos e em alguns países, a naloxona está disponível sem receita médica, assim pacientes em apneia pode ser tratados por amigos ou familiares.
Porque o dependente tem crise de abstinência
A abstinência de medicamentos opioides, como a oxicodona, geralmente não é uma emergência médica nem é fatal. Embora as manifestações físicas sejam menores, os sintomas psicológicos podem ser sentidos desde as primeiras horas após ter parado de usar a droga, como irritabilidade, ansiedade, fadiga intensa, depressão e problemas de sono. Já quanto ao tempo que dura a abstinência, isso é variável, pois depende do tipo de droga, a quantidade consumida, assim como as características individuais de cada pessoa. Na área neurológica, o crack pode provocar tonteiras, inflamações dos vasos cerebrais e dores de cabeça. Por fim, ele pode ocasionar infarto agudo do miocárdio, liberação de adrenalina, elevação da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, arritmias e isquemias. Com a saída das drogas, o sistema nervoso fica estimulado e é aí que começam os sintomas da abstinência.
Leia mais e álcool Uso de álcool O álcool (etanol) é um depressivo (desacelera o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso). No entando, existem diversos tratamentos muito eficazes para contribuir no tratamento a curto, médio e longo prazos. A primeira fase do tratamento, a desintoxicação, é quando elimina-se o uso da droga de forma repentina. O corpo vai sentir falta daquela substancia, e a pessoa pode apresentar quadros de ansiedade e impulsividade para tentar acabar com a vontade de se drogar.