Dicas de como interpretar os desenhos infantis

Além disso, é comum ver a utilização de cores mais variadas e um maior cuidado com os detalhes do desenho. Além disso, o posicionamento do desenho também pode revelar as necessidades emocionais da criança. Se o desenho está localizado no meio da folha, geralmente indica um equilíbrio emocional. Essas crianças podem estar procurando uma harmonia entre suas necessidades internas e externas. É bastante comum a criança se repetir nas suas produções artísticas, chamando a atenção na interpretação de desenhos infantis.

Refletem seu mundo físico e psíquico, suas relações mais fortes, desejadas e indesejadas, fatos do passado e do presente e podem nos apontar direções futuras. A criança descobre a relação entre o gesto que faz e o traço que aparece, e isso a alegra. Começa a fazer figuras fechadas, especialmente em formas circulares ou espiraladas. Na fase da Garatuja desordenada, a criança não tem consciência da relação traço-gesto; muitas vezes, nem olha para o que faz. Seu prazer é explorar o material, riscando tudo o que vê pela frente.

Em outras palavras, as imagens não desapareceram, mas se especializaram em sua função (Kress; Van Leeuwen, 2006, p. 16, tradução nossa). Cenas Irreais – Desenhar gente voando, casa sem telhado, gente sem cabeça e outras situações fora da realidade com frequência é motivo de atenção. E os pequenos que desenham e apagam várias vezes, provavelmente são inseguros e perfeccionistas. Nessa idade a criança ainda não tem consciência de que o risco é a consequência de seu movimento com o lápis. Ela não olha para aquilo que faz, experimenta segurar o lápis de diferentes maneiras, às vezes com a mão esquerda, às vezes com a direita, e costuma movimentar o corpo todo enquanto faz o desenho. Faz linhas verticais ou horizontais bem abertas em movimentos de vai e vem.

Perguntas abertas, como “O que você quis expressar com esse desenho? ”, podem estimular a reflexão e promover uma maior compreensão mútua. Além disso, os desenhos repetidos também podem revelar preocupações específicas da criança. Se ela desenha repetidamente cenas de violência ou situações de conflito, isso pode indicar problemas emocionais ou estresse. Da mesma forma, desenhos que retratam temas relacionados à solidão, tristeza ou ansiedade podem sinalizar a necessidade de atenção e suporte adequados.

Q: Por que é importante interpretar desenhos infantis?

Desse modo, observamos nos trechos a seguir esse objetivo sendo alcançado. O desenho é utilizado pela criança como linguagem expressiva e comunicativa que pode acompanhá-la durante toda a sua vida. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (Brasil, 2001), o foco central da orientação e planejamento da escola é o percurso criador do aluno, contemplando seus aspectos expressivos e construtivos. A Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), dentro do componente curricular Arte, também apresenta como uma das habilidades a serem desenvolvidas nos alunos dentro da escola o experimento de diferentes formas de expressão artística. A psicanálise infantil ajuda muito a entender os processos psíquicos das crianças. Sigmund Freud e outros destacam a importância dos primeiros anos na formação da personalidade.

Imbernón (2010), na obra A formação dos professores, ressalta a importância da colaboração entre os professores participantes durante as formações continuadas. Segundo o autor, os cursos de formação continuada devem promover uma organização estável em que prevaleça o respeito, a liderança democrática e a participação de todos os membros, para que se consiga uma verdadeira transformação na prática do professor. Da metodologia utilizada no minicurso fizeram parte e enriqueceram todo o seu planejamento a troca de saberes entre os professores e a valorização de suas práticas. Primeiro, busca-se os temas e elementos que mostram se a criança está passando por algo difícil. Ao olhar para o cenário, personagens e como eles se relacionam, aprende-se muito sobre a visão da criança do mundo.

Apesar de ser algo simples, o desenho funciona como uma forma de aprendizado e desenvolvimento à criança. Por isso que a interpretação de desenhos infantis mostra como a criança pode ser de forma interna. Mais do que nunca, a arte serve de mecanismo comunicativo para o estudo da estrutura do comportamento e da mente. As histórias inventadas pelas crianças, sejam escritas ou orais, também são uma rica fonte de interpretação psicanalítica. A escolha dos personagens, temas e eventos dessas histórias podem revelar muito sobre os sentimentos e pensamentos inconscientes da criança. Sejam personagens criados pela criança, sejam personagens da vida (como pai e mãe) ou personagens extraídos de filmes e desenhos animados.

A Técnica da Análise de Desenhos na Psicanálise Infantil

Os elementos dispostos na parte inferior da imagem normalmente representam as informações reais sobre o elemento representado, e os que estão localizados na parte superior demonstram uma informação idealizada ou generalizada. É por isso que os desenhos das crianças permitem-nos incrementar consideravelmente nossos dados sobre seu temperamento, caráter, personalidade e necessidades. No dia a dia de creches e pré-escolas, o desenho é uma ferramenta lúdica importante que, juntamente com outras estratégias, nos apoia nesse acompanhamento do desenvolvimento infantil dos alunos. Lowenfeld (1977) ressalta a importância do desenho para o desenvolvimento para a criança, seja como veículo de auto expressão ou como de desenvolvimento da capacidade criativa e representativa. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivos analisar a utilização e interpretação do desenho infantil e argumentar sobre as possíveis interpretações e valorização que se dá ao desenho infantil e suas bases. Dimensões do desenho –  Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar.

Assim, os desenhos são uma chave para entender o mundo emocional infantil. Profissionais como os do Instituto Valéria Valente têm as ferramentas certas para entender esses desenhos complexos. A forma como as crianças desenham figuras e objetos pode mostrar muito sobre sua vida emocional e social. A escolha das cores pelos pequenos artistas pode revelar muito sobre sua personalidade e estado emocional. É importante notar que a interpretação das cores deve levar em consideração o contexto geral do desenho e não se basear apenas em uma cor isolada.

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O que analisar no desenho animado infantil?

Esse minicurso foi oferecido no âmbito do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II no câmpus de São Cristóvão. Durante o minicurso, os professores participantes responderam questionários e participaram de interação em um grupo focal. Esses instrumentos abordaram questões sobre a formação do professor em Arte e o uso do desenho em sua prática docente com o objetivo de coletar dados para informar a pesquisa. Além da coleta de dados durante o minicurso, foi proposto aos participantes a análise de desenhos infantis com base nas categorias de análise de imagens propostas na GDV por Kress e Van Leeuwen (2006).

Profissionais da saúde mental estão cada vez mais interessados nisso. Além disso, os desenhos também revelam como a criança se enxerga no mundo. Se ela se Desenhos YouTube representa como uma figura pequena e frágil, pode indicar que ela se sente insegura ou com baixa autoestima. Por outro lado, se a criança se desenha de forma grande e forte, pode mostrar que ela se sente confiante e empoderada. No estágio seguinte, chamado de esquematismo, a criança começa a utilizar formas mais complexas e detalhes específicos em seus desenhos. É nessa fase que elas começam a representar características físicas, como olhos, boca e membros, de forma mais realista.

TOD – Estratégias Práticas para Comportamentos Opositores em Sala de Aula

Através da psicologia infantil desenho, estudamos a expressão emocional e as vivências das crianças. Para analisar os desenhos infantis, é importante observar diversos aspectos, como os traços utilizados, as cores escolhidas e a composição do desenho. Os traços podem indicar a intensidade emocional da criança, enquanto as cores podem revelar suas emoções predominantes. Os traços do desenho são indicativos das características internas da criança. Traços contínuos podem revelar uma personalidade dócil e harmoniosa, enquanto traços manchados ou cortados podem ser sinais de insegurança e medo de mudanças.