Dessa forma, os profissionais ampliam horizontes, compartilham ideias e criam propostas inovadoras. É uma ótima chance para desenvolver soluções em conjunto, gerando bons resultados e uma excelente experiência do colaborador. Esse posicionamento frente aos stakeholders é essencial para que os colaboradores se sintam realmente representados pela empresa que trabalham. Por isso, é essencial que as organizações busquem desenvolver uma boa estratégia de diversidade e inclusão que seja realmente completa. Além dos cuidados com os colaboradores, é muito importante que as empresas se atentem às suas campanhas e às suas atitudes. O posicionamento externo deve estar alinhado com o interno para que o público saiba dos cuidados que a empresa tem a diversidade e inclusão.
Agora, vamos oferecer algumas dicas para você implementar essa política com sucesso na sua corporação. O método une ciência e arte para trabalhar as relações e vínculos, humanizando os relacionamentos e fazendo com que todos se sintam pertencentes ao ambiente em que trabalham. A diversidade na cultura organizacional é uma pauta frequente em empresas que desejam permanecer no mercado nos próximos anos. Mas deve ser um processo, como dito, gradual e estruturado, realizando-se as adequações necessárias. Quando a empresa se propõem a receber profissionais de diferentes tipos, tem mais chances de atrais os melhores colaboradores, fora de estereótipos, e tem mais condiçõesreter os melhores talentos. Investir em diversidade e inclusão social amplia o leque de possibilidades junto aos consumidores, fornecedores, investidores e colaboradores.
Ela permite promover engajamento, qualidade de vida e produtividade, por meio do fortalecimento do diálogo e dos vínculos entre profissionais. Com essa política, é possível criar um ambiente de trabalho positivo, colaborativo, rico em experiências e com amplas oportunidades de aprendizado. Mas há também Vieses Inconscientes alternativas para implementar a diversidade nas empresas com apoio de soluções informatizadas. Um comitê e uma política de diversidade possibilitam realizar diversas ações construtivas na corporação. Isso melhora a experiência do colaborador e estimula o diálogo sobre diversidade e inclusão.
As equipes de trabalho começam a desenvolver soluções diferentes para atender os clientes que, assim como elas, também são diversificados e têm necessidades diferentes. A rotina de trabalho também muda, com sugestões que agregam valor às atividades, tornando a realização das tarefas diárias mais produtiva e agradável. Um dos grandes obstáculos para contratar um profissional com deficiência diz respeito à falta de preparação e adequação da estrutura física do ambiente de trabalho. A luta pela igualdade ganha força dia a dia, mas ainda é comum presenciarmos injustiças e faltas de oportunidades para muitos, principalmente em relação à desigualdade racial e de gêneros, bem como a inclusão de deficientes no mercado de trabalho. Gerenciar a diversidade social significa intensificar as vantagens e reduzir as barreiras potenciais como, por exemplo, preconceitos, discriminação etc.
Promover a inclusão e a diversidade em sua organização é uma das melhores maneiras de promover uma cultura de empresa global moderna, de mente aberta e inclusiva. Entretanto, além do apoio da sociedade, existem mais vantagens para as empresas que adotam a diversidade no ambiente de trabalho. Essas organizações tendem a um maior desempenho por reunirem pessoas com vivências distintas. A partir disso, conseguem expandir seus campos de visão, suas ideias de inovação e suas criatividades. Além disso, essas empresas tendem a saber lidar melhor com diferentes tipos de público, pois contam com essa diferença dentro de seu próprio organograma.
Clima Organizacional: O Que É E Como Melhorá
Empoderar o trabalho no seu dia a dia, encorajando o desempenho das suas atividades profissionais e compartilhar as decisões são fatores críticos para o sucesso do “futuro do trabalho”. […]pessoas diversas trazem ideias diferentes, se complementam, geram maior resultado e inovação para as empresas. E os pontos positivos também beneficiam a própria empresa, pois uma organização que valoriza a diversidade cumpre com o seu papel social e faz com que seja bem-vista, pois essa é uma postura de responsabilidade para com a sociedade. Diversidade no mercado de trabalho é algo que precisa de bastante atenção, além de gerar uma série de benefícios se a companhia desenvolver uma boa abordagem sobre o tema. Partindo das diferentes demandas do público consumidor, as organizações conseguem atingir a todos e acrescentar valor intangível à marca, com serviços exclusivos e adaptados a mercados compostos por pessoas cada vez mais diferentes entre si.
A Importância Da D&i Diversidade E Inclusão Nas Empresas Brasileiras
A inclusão nas empresas pode promover um ambiente de trabalho saudável, bem como a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Além disso, traz motivação e aumento da produtividade, fatores que colaboram na competitividade da empresa no mercado em que atua. Organizações que entendem a importância da diversidade e inclusão nas empresas já estão cientes que os profissionais possuem necessidades diferentes e, com isso, passam a respeitá-las. Consequentemente, ocorre uma melhora no ambiente de trabalho, pois são criadas as condições para que os profissionais estejam motivados e se sintam parte do negócio. A importância da diversidade e inclusão nas empresas não deve ficar atrelada apenas à legislação a ser cumprida em relação aos profissionais com deficiência. Hoje, quando falamos em ter diferentes perfis de funcionários, queremos dizer que é necessário que o time da empresa tenha representatividade compatível com a diversidade da população e da força de trabalho. É cada vez maior o número de empresas que olham para o conceito de triple bottom line, Corporate Social Responsibility e Environment Social Governance .
Como Promover A Diversidade E Inclusão Nas Empresas
Empresas inclusivas têm até 2 vezes mais chances de serem referência de inovação em seu mercado. Diversidade e inclusão no local de trabalho fazem com que todos os funcionários se sintam aceitos e valorizados. Quando os funcionários se sentem assim, consequentemente, acabam se sentindo mais felizes em seu local de trabalho e ficam mais tempo trabalhando na organização . Como resultado, empresas com maior diversidade no local de trabalho apresentam menores taxas de rotatividade. Como a diversidade no local de trabalho significa que os funcionários terão características e origens diferentes, eles também têm mais probabilidade de ter uma variedade de habilidades e experiências diferentes.
Por isso as empresas são parte importante de nossa cultura e revelam muito sobre nossos posicionamentos. Já mencionei nas colunas publicadas anteriormente o quanto acredito que pessoas diversas trazem ideias diferentes, se complementam, geram maior resultado e inovação para as empresas. 2020 e 2021 só ajudou a confirmar isso através da valorização de competências como resiliência, adaptabilidade, capacidade de trabalhar com equipes multidisciplinares, colaboração, mesmo que remota, e ser capaz de tomar decisões sob ambiguidade. Em novembro, a Intel divulgou o estudo global “O Futuro da Inclusão em um Ambiente de Trabalho em Evolução” Treinamento de Viés Inconsciente que mostra como líderes de negócios enxergam a inclusão no ambiente de trabalho e o que é necessário para chegar ainda mais longe. Diante da pluralidade da nossa sociedade, ter diversidade no ambiente de trabalho significa o desenvolvimento de uma postura cada vez mais madura por parte da empresa. Também diz muito sobre acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com todas as diversidades culturais. Espaços para troca e conversa entre a liderança e a equipe é uma forma estratégica de extrair dados e informações qualitativas sobre como as pessoas da empresa enxergam o tema da diversidade e inclusão.