Neste tópico, vamos desvendar os principais fatores de otimização ligados às suas páginas, que devem fazer parte da sua estratégia de SEO on page. Geralmente, os termos head tail apresentam um volume de buscas alto, o que tende a gerar bastante tráfego, mas também atrair um público muito amplo, com poucas chances de conversão. Elas definem o foco de otimização de uma página, de maneira que o Google faça a indexação para os termos corretos, apresente para os usuários que buscam por eles e garanta que seus conteúdos tenham demanda. A ferramenta também pode gerar vários insights para otimizações em conteúdos, além de ser a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para suas páginas e a taxa de cliques das suas principais palavras-chave. A preocupação central da atualização foi com o volume excessivo de conteúdos gerados automaticamente que, muitas vezes, carecem de profundidade e relevância, contribuindo para uma experiência de pesquisa pobre para os usuários.
Qual a diferença entre SEO e CEO?
Como você agora já sabe, SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usadas para otimizar sites e melhorar seu posicionamento nos resultados de motores de busca, visando aumentar a visibilidade e atrair tráfego orgânico. CEO (Chief Executive Officer), por outro lado, refere-se ao principal executivo de uma empresa, responsável pela tomada de decisões estratégicas e pela liderança geral da organização. Enquanto o SEO foca em técnicas digitais para promoção online, o CEO é a posição de liderança máxima dentro de uma empresa, como Diego Ivo na Conversion, guiando a estratégia global da organização.
Quanto custa aparecer no Google?
O mercado disponibiliza diversas ferramentas recomendadas para análise de SEO que facilitam esse acompanhamento. As métricas fornecem insights valiosos sobre o comportamento do usuário e a eficácia das estratégias empregadas. Assim, uma avaliação cuidadosa pode revelar oportunidades para otimizar ainda mais as técnicas de SEO utilizadas. Implementar estratégias de SEO pode transformar a maneira como uma pequena ou média empresa é percebida no mundo digital, transpondo barreiras físicas e permitindo uma expansão de mercado anteriormente inacessível. É aqui que entra em cena a produção de conteúdo original, que não só atrai leitores à procura de novas informações, mas também sinaliza para os motores de busca o valor que seu site traz. Você tem capacidade de tornar a sua empresa uma referência para o público alvo de determinados termos na rede de pesquisa.
Desafios e Soluções em SEO
Os usuários e os sites de busca preferem um site bem estruturado com um tempo de carregamento rápido e uma boa segurança — todos esses fatores essenciais do SEO técnico. A atualização BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) foi lançada em 2019 e foi uma das atualizações de algoritmo mais significativas dos últimos anos. Ela chegou para aprimorar a capacidade do Google de entender a intenção do usuário por trás das consultas de pesquisa, permitindo que ele fornecesse resultados mais relevantes e precisos. A atualização Penguin foi lançada com o objetivo de penalizar sites que utilizavam técnicas de manipulação de links, como compra ou troca excessiva de links com outros sites. Essa atualização representou um grande desafio para muitos profissionais de SEO que haviam se acostumado a usar essas técnicas para manipular os resultados de busca. Por exemplo, posicionar links internos bem estruturados nos conteúdos do seu site torna mais fácil para os web crawlers encontrar as suas páginas com mais facilidade.
“O Google considera todo o contexto da linkagem (conteúdo, nicho, texto-âncora, autoridade do domínio), e não apenas a quantidade dos links. Em termos práticos, o mais importante é ter um alto número de domínios únicos (com autoridade relevante) referenciando o seu site, mesmo que uma única vez”, explica Marina. Segundo Victor Alencar, Head de Estratégia na Gear SEO com seis anos de experiência no Marketing Digital, a pesquisa leva em consideração o volume de busca, a aderência do termo e a análise da concorrência.
Por isso, quem está entrando nesse universo precisa compreender o que é, para que serve e como aplicar a técnica. Por isso, vale adotar algumas ideias específicas para as redes sociais que podem agregar valor a sua página e melhorar o ranqueamento do blog nos motores de busca. Para o algoritmo do Google, quanto mais backlinks de qualidade a página receber, mais relevância ela tem no mercado. Para isso, pode adotar estratégias de link building, guest posting, redirecionamento de links quebrados, entre outras formas de reforçar o perfil de backlinks e gerar mais autoridade para a página. Vale lembrar que os fatores on page se referem ao que o administrador pode otimizar nas suas próprias páginas para melhorar a experiência do visitante e facilitar a leitura do site pelo Google.
Então, utilize os primeiros resultados para as palavra-chave específicas e identifique o que você deve abordar e como qualificar os conteúdos com temas que aqueles resultados ainda não abordam. Então, o desafio para uma estratégia de SEO on page e de Marketing de Conteúdo é compreender as intenções de busca, como o Google faz, para entregar aos usuários o que eles desejam. Essas otimizações devem ser integradas à estratégia de Marketing de Conteúdo, já que grande parte delas é feita sobre o conteúdo que é publicado no site ou blog. Se o usuário estava interessado em marketing, por exemplo, agora ele pode buscar por termos mais específicos relacionados ao tema. As palavras-chave long tail, também chamadas de cauda longa, são mais específicas e costumam ser usadas no final da jornada. Em conjunto com os tipos de busca, também é preciso compreender os tipos de palavras-chave que são usadas para encontrar respostas na web.
Além disso, é preciso analisar a concorrência para saber para quais termos eles já estão ranqueando. Assim, fica mais fácil escolher as palavras-chave com mais oportunidades de classificar e também qual tipo de conteúdo mais se destaca para PBN nacional aquele público. Você chegou até aqui sabendo o que é SEO e como ele é importante para fazer com que o seu público vá até você. A seguir, apresentaremos algumas boas práticas que você deve aplicar para que os resultados comecem a aparecer.
A sigla significa Experience, Expertise, Authoritativeness and Trust – em portguês, Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. Dessa forma, representa os critérios do Google para definir se um conteúdo na web é útil e relevante aos usuários. Após o rastreamento, as páginas vão para “biblioteca” ou banco de dados do Google. Essa lógica foi definida quando Larry Page e Sergey Brin lançaram o Google, em 1998. O novo mecanismo de buscas representou uma verdadeira inovação no que diz respeito aos critérios para hierarquizar os websites.
SEO é o nome dado para a técnica de otimização de conteúdo para a web, que em tradução livre significa otimização para mecanismos de busca. A prática de SEO nasceu mais ou menos na década de 90 quando Pacote de autoridade os primeiros motores de busca nasceram. Então naquele tempo os primeiros usuários começaram a pensar que se eles tivessem nas primeiras posições da página inicial poderiam faturar muito dinheiro.
Observe que todos os primeiros conteúdos são educativos, focado em ensinar o que é e como utilizar o SEO. O processamento da linguagem natural e a análise da localização do usuário, por exemplo, são elementos que ajudam a decifrar essa intenção. Eles também costumam ter uma concorrência grande pelas Pacotes de backlinks primeiras posições, o que dificulta o rankeamento. Portanto, a correspondência exata da palavra-chave não precisa mais ser uma preocupação. Assim, durante e depois de executar a estratégia, você pode conferir esses indicadores para saber se tomou o caminho certo para alcançar seus objetivos.