História do Cinema: origem e primeiros filmes

História do Cinema: origem e primeiros filmes

O cinema é uma forma de arte que continua a evoluir e inspirar novas gerações de cineastas e espectadores. Com sua capacidade de combinar várias formas de arte em uma única experiência, o cinema é verdadeiramente uma das mais impressionantes formas de arte da atualidade. Por isso, devemos valorizar todas as formas de arte no cinema e estar sempre abertos a novas experiências cinematográficas.

Qual é o impacto da globalização na arte cinematográfica?

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o simbolismo do anúncio no Rio de Janeiro destaca a importância do cinema para a identidade brasileira. “Hoje é dia de celebrarmos a força do nosso cinema como propulsor e promotor da diversidade cultural brasileira e como área estratégica para a economia da cultura. Desde seu surgimento, o acontecimento do cinema foi e é usado para explicar, explorar, revelar, aprofundar, negar e afirmar a complexidade da história e da existência humana. Através das experiências geradas nas telas, a indústria cinematográfica mostra a capacidade de tocar o ser humano de diversas formas”, destacou. Com tal proposição, os filmes cinematográficos, quando utilizados no espaço escolar, perdem o caráter meramente ilustrativo e/ou documental. Numa perspectiva objetivista, trata-se de destacar os efeitos de realidade gerados pela produção cinematográfica, mas sem perder de vista a sua natureza estética e polissêmica e os resultados advindos da experiência estética que é a fruição do filme.

Política de uso

Ela está relacionada diretamente com a proliferação dos níveis de supervisão (Meyer 1968). É a contagem do número de posições entre o executivo principal e os empregados que trabalham na produção (Pugh, Hickson, Hinnings e Turner 1968, apud Hall, 1982). Esse tipo de diferenciação está vinculado ao nível de autoridade e ambos os tipos de diferenciação apresentam problemas de controle, comunicação e coordenação às organizações (Hall 1982).

Como o cinema representa a arte?

Dança

Nulificado no todo, o indivíduo torna-se, por seu próprio desejo, massa, processo fundamental para a consolidação da indústria cultural, que se funda exatamente nesse processo de perda do indivíduo e de constituição da massa que partilha o interesse, o desfrute e o gozo pela mesma mercadoria. Nesse texto, quando identificamos o caráter discursivo do cinema estamos chamando atenção para um aspecto que transcende a sua condição de entretenimento e o seu papel denotativo. Interessa-nos o caráter atributivo que este possui quando constrói símbolos e sintomas que visam dar sentido à realidade vivida (FLUSSER, 1983; DUARTE, 2010). Atentamos, portanto, para o fato de que as imagens veiculadas pelo cinema, através do jogo de ludicidade, podem auxiliar de forma expressiva no aprimoramento da escola, sobretudo na relação com as temáticas culturais, sociais e históricas. Pensar a discursividade visual dos filmes é o ponto de partida para tomá-lo como uma face da produção do conhecimento. As sombras sempre exerceram fascínio nos seres humanos, o que rendeu inclusive a criação do teatro de sombras.

No entanto, dois pioneiros vão utilizar as câmaras para contar estórias, criar técnicas e narrativas que somente seriam possíveis com este aparelho. Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no “Grand Café”, foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração como “A chegada do trem à estação de La Ciotat” ou “A saída dos operários da fábrica”.

A pesquisa foi realizada com as produtoras Avante Filmes, Gus Gus Cinema, Millimetros, Otto Desenhos, Prana Filmes, Panda Filmes, TGD Filmes e Tokyo Filmes. Com exceção da Millimetros, de Santa Maria, todas as empresas estão situadas em Porto Alegre. A produtora Otto Desenhos é a única que ocupa seu trabalho exclusivamente para animações. Os proprietários da Prana Filmes, fundada em 2012, são Carlos Gerbase e Luciana Tomasi, ex-sócios proprietários da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Esse caráter não canônico da representação do Brasil apresentada pelo filme de Meirelles pode acentuar o interesse pela imagem fílmica, ao mesmo tempo em que favorece a inserção de novos pontos de referência (SALIBA, op. cit.). O senso comum se mostra como uma forma de conhecimento efetivamente prático, elaborado a partir do imediatismo do cotidiano. Com esse caráter, a sua imagem como modelo de pensamento é despadronizada, porém não desestruturada. A estrutura sobre a qual se ergue o pensamento comum se caracteriza como estrutura informal, ou seja, uma espécie de estrutura (sociomental) semilógica e flexível, determinada pelo caráter espontâneo e prático por parte dos indivíduos no uso dos atos de fala e ações sociais no cotidiano.

Em resumo, a arte cinematográfica é uma jornada fascinante que nos permite explorar diferentes universos e emoções. Desde os primórdios até os dias de hoje, o cinema continua encantando e emocionando pessoas ao redor do mundo, deixando um legado duradouro na história da humanidade. É importante salientar que em geral burocracias profissionais apresentam maior grau de complexidade, como é o caso de hospitais e universidades, evidenciando claramente as diferentes partes. No entanto, a presença forte de um núcleo operacional profissionalizado, onde a coordenação ocorre a partir da padronização de habilidades permite aproximarmos as produtoras de uma burocracia profissional. Por outro lado, aquelas definidas como adhocráticas apresentam um corpo funcional com elevada qualificação técnica, mas o ajustamento mútuo e o trabalho em times por projetos às aproxima mais de uma adhocracia, conforme descrito por Mintzberg (1994). Este APL teve sua criação proposta pela FUNDACINE (entidade gestora do APL do audiovisual), a qual contou com a colaboração da SIAV-RS e da APTC-ABD/RS.

Imerso nos ambientes de vanguarda, aos 24 anos se estabeleceu em Paris, onde trabalhou como correspondente do “Il Correr“, em seguida começou a escrever nos periódicos parisienses. Imerso na vida cultural da cidade, criou a revista “Montjoie” em 1913 e estabeleceu amizade com Guillaume Apollinaire, com quem manteve uma ampla correspondência, Georges Braque, Pablo Picasso e Maurice Ravel, entre outros. Nem o filme, nem o cineasta Stanley Kubrick são santos da minha devoção, mas não dá para fazer uma lista de clássicos e não incluir esse título.

Também dirigido por Jorge Furtado, o filme mistura comédia, drama e romance, narra a história de André, um operador de fotocopiadora que vive em Porto Alegre. Apaixonado por Sílvia, sua vizinha, André elabora Filmesonlinegratis um plano para conquistar o amor dela, que envolve a falsificação de dinheiro. O filme é conhecido por sua narrativa criativa e inovadora, utilizando técnicas visuais únicas para contar a história.

Nesse sentido, justifica-se a opção pela abordagem revisionista de Hall (1982) e a abordagem contingencialista de estrutura de Mintzberg (1994). Uma leva de diretores jovens, cuja formação vinha principalmente das novas escolas de cinema, chamou a atenção dos grandes estúdios. Martin Scorsese, George Lucas, Steven Spielberg, Stanley Kubrick, Woody Allen, entre outros, foram responsáveis por trazerem a Hollywood novas temáticas e novas proposições estéticas aos filmes.