A formação é composta por aspectos de ergonomia, estilos decorativos, materiais, tendências atuais e desenho técnico, equipando os estudantes com conhecimentos e habilidades para projetar ambientes internos harmoniosos e práticos. Neste campo, o designer de interiores precisa se especializar em diversas áreas, como arquitetura, design, decoração, Design de Interiores artes gráficas, entre outras. Além disso, é necessário ter conhecimentos sobre técnicas de construção, materiais de construção e acabamentos, bem como aplicação de cores e texturas. Os arquitetos têm uma formação mais ampla, que abrange não apenas o design de interiores, mas também o planejamento e a concepção de edifícios e estruturas.
Âmbito profissional: em quais áreas o designer de interiores pode atuar?
Para facilitar a visualização, é comum que os profissionais também utilizem recursos 3D. Assim, os clientes conseguem ter uma visão exata de como ficará o ambiente. O designer de interiores trabalha com projetos do interior dos ambientes. Isso acontece mais frequentemente em espaços corporativos e residenciais, mas também pode ocorrer em indústrias, comércios e veículos, como já adiantamos.
Curso técnico de design de interiores
Eles lidam com a concepção de espaços arquitetônicos, considerando aspectos como funcionalidade, estética, segurança e regulamentações locais. Seu trabalho vai desde o projeto inicial até a supervisão da construção. Às vezes, eles trabalham como freelancers, trabalhando em seus próprios horários e gerenciando seus próprios negócios.
Confira a Linha Exclusiva de Bandejas com Pedras Naturais do Ateliê Élehome
Hoje o profissional pode criar móveis tanto para um cliente específico ou para lojas, como também gerenciar uma obra. No Brasil há cursos de bacharelado e tecnológico que formam profissionais para a carreira em Design de Interiores. O Design de Interiores é voltado para o planejamento e arranjo de ambientes, levando em consideração padrões de estética e funcionalidade. O valor da faculdade de Design de Interiores é de R$ 511,00 em média, levando em consideração 77 instituições parceiras da Quero Bolsa que ofertam o curso. Desse modo, após a graduação, aposte em pós-graduações que vão somar ao seu currículo e fazer de você um profissional bem-sucedido.
A proposta dispõe que o exercício da profissão de designer de interiores e ambientes, em todo o território nacional, é assegurado aos titulares de diploma expedido por instituição de ensino oficialmente credenciada. A rotina de quem se forma em Design de Interiores varia muito do caminho profissional a ser seguido. Por exemplo, se você trabalha em empresas de construção civil, pode ajudar engenheiros e arquitetos desde a construção para que os espaços sejam melhor aproveitados na hora de pensar em mobílias e iluminação.
Dá só uma olhada no vídeo a seguir e entenda um pouco mais a fundo esta carreira. No entanto, investir em cursos de capacitação, sejam eles de nível técnico, de aperfeiçoamento, ou de grau superior, aumenta as chances de conseguir e manter um emprego na área. Como a profissão de designer de interiores não é regulamentada, não existe a obrigatoriedade legal de ter um diploma para atuar na área.
Com duração de no mínimo 800 horas, o curso técnico de design de interiores pode levar de 1 a 2 anos. O interessante é que o design de interiores é uma das áreas que mais se desenvolveram nos últimos tempos e ainda tem muito para ascender. Isso porque, com o poder de compra da classe média, a população passou a reconhecer o valor do profissional em questão. Conheça seis opções de cursos técnicos que envolvem a área do design, artes e arquitetura, características do curso, duração e valor do curso.
Ao se formar, você pode trabalhar prestando consultoria a diversas firmas de construção civil. Tanto no bacharelado quanto no tecnológo, existem disciplinas voltadas à gestão e ao comércio, que são bem válidas para quem for abrir seu próprio negócio futuramente. Aqui vale lembrar que, independentemente do seu estilo é essencial ouvir o cliente. Se você prefere o moderno, mas o cliente fizer questão de uma Cadeira Luis XV – por exemplo – é preciso achar uma forma de mixar as ideias. Além disso, é preciso dedicar tempo para passar no vestibular e, só então, começar o curso. A formação é muito mais completa e você estará mais preparado para ser um bom designer.
Até os tecnólogos [em design de interiores] tinham uma condição de fazer parte de conselho. Mas o designer de interiores, com maior número de aulas, não podiam — afirmou. O designer pode atuar como projetista, que é a atribuição mais conhecida. É quem organiza um espaço (residencial ou comercial) atendendo às necessidades do cliente.
Para começar as nossas recomendações sobre como ser uma designer de interiores de sucesso, vamos falar sobre a importância do networking. Com maior carga horária (cerca de 2.400 horas), a graduação de design de interiores é indispensável para quem busca uma formação mais completa. No post Quanto ganha um designer de interiores e como se destacar no mercado comparamos alguns dos principais sites de emprego brasileiros para você ter uma noção. Além disso, ele ainda tem a possibilidade de trabalhar com paisagismo e projetar os mais diversos espaços, que vão desde o interior de uma casa até ambientes comerciais. Não, o designer de interiores não tem habilitação legal para assinar projetos arquitetônicos.
Apenas arquitetos e urbanistas registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e engenheiros civis registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) estão autorizados para exercer essa atividade. No Brasil, comemora-se o Dia do Design de Interiores no dia 30 de outubro. A data remete à importância da atuação do profissional para a formulação de espaços e ambientes esteticamente estruturados. Que tal ficar um pouco mais por dentro de como é a rotina de alguém que decidiu se especializar na carreira de designer de interiores?