Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular – ou seja, sem começo nem fim – representa-se a o amor contínuo entre o casal. A palavra aliança tem origem no latim alligare, que significa relação de proximidade, de união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa. Para muitos casais, o momento mais aguardado da cerimônia de casamento é a troca das alianças. Esse pequeno objeto representa o compromisso e a união entre duas pessoas que se amam.
Os indicadores também podem ser separados com facilidade, indicando que seus irmãos vão se separar de você para construírem suas próprias famílias. E, assim como os egípcios, outras civilizações também acreditavam nessa teoria, incluindo os romanos e os gregos. Faça sua lista de casamento no Zankyou e recebe os presentes em dinheiro de forma simples e elegante. Muito se fala a respeito da papel das Aliança na união entre duas pessoas; no entanto, poucos sabem sobre a importância histórica dada a esse par precioso. Elas serão um lembrete constante do seu amor e parceria ao longo de toda a jornada do casamento. Lembre-se de que alianças largas tendem a ser mais apertadas, então talvez você precise de um tamanho maior do que está acostumado a usar.
Assim como ocorre com os avós, será uma bela homenagem permitir que os pais (ou o pai ou a mãe) entrem com as alianças do casal. Uma espécie de agradecimento por tudo o que já fizeram pelos noivos, e uma forma deles darem a sua bênção no altar ao casal que diz “sim”. E por possuírem um formato circular – sem começo e sem fim -, as joias simbolizam também a eternidade, demonstrando que a união matrimonial entre o casal será para a vida toda. Você sabia que foi a partir dessa crença que surgiu a ideia de utilizar a aliança na mão esquerda, o lado que fica o coração? Foi através de Alexandre, O Grande, que as alianças matrimoniais começaram a ser utilizadas na Grécia.
Aliança de casamento:
Além disso, desde a História Antiga, cada povo dava um significado e um sentido diferente para os anéis de casamento. Nem sempre os anéis de casamento foram feitos de ouro ou materiais nobres… Selecionei algumas histórias de culturas diferentes para mostrar aqui. Historiadores acreditam que os registros mais antigos do uso de alianças tenha sido ali, cerca do ano 3.000 a,C. Há teóricos que defendem que os hindus também usavam anéis para simbolizar a união de um homem e uma mulher.
Curiosidades sobre a aliança de casamento: saiba mais antes de escolher a sua
E como símbolo do casamento, as alianças são trocadas no altar pelos noivos, representando um compromisso sólido. Entre os materiais usados pelos egípcios, estão junco, raízes entrelaçados e tramas de couro em forma circular para colocar no dedo, ou seja, como usamos os anéis. A tradição das alianças de casamento como as conhecemos hoje, como joias, data do ano 1477, com o imperador Maximiliano I de Habsburgo. Conta-se que ele entregou um anel de diamante a María Borgoña, para demonstrar o seu amor. Na grande maioria das culturas, as alianças de casamento são usadas no anelar da mão esquerda. No entanto, existem algumas culturas que utilizam a joia na mão direita.
Alianças são usadas sempre na mão esquerda?
Eram oferecidos como presente a uma pessoa querida, como um gesto de fidelidade e amor, assim como os gregos, que também utilizam o anel para agradar pessoas mais próximas. Na época colonial, alguns acessórios e jóias na América eram proibidas devido a uma suposta inutilidade moral. O dedal, naquela época era um objeto que possuía significado de amor e que simbolizada uma promessa de união eterna. No entanto, após o casamento, as mulheres removiam a parte de baixo do dedal para colocá-lo em seu dedo como se fosse uma aliança de casamento. Os romanos provavelmente adotaram o uso da aliança ao conquistar a Grécia e, com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo romano, o uso da aliança na mão esquerda tornou-se obrigatório para os que se casavam.
Segundo a explicação dos chineses, ao se unir os dedos das duas mãos pela ponta dos dedos, exceto os dedos do meio que devem estar dobrados um de frente para o outro, ao tentar separá-los, acontece algo inusitado. Os polegares podem ser separados, eles indicam seus pais; você não viverá com eles o resto de sua vida. O namoro é uma fase de conhecimento, e, por isso, a aliança de compromisso ou aliança de namoro é usada na mão direita.
Outra superstição que acompanha a magia em torno do significado das alianças é a crença de que não devem ser perdidas de forma alguma. Simbolizam um compromisso e por isso se acredita que se uma das duas perder o anel, a outra deve se desfazer do seu, se possível no mesmo lugar, para que as duas joias fiquem “juntas” por toda a eternidade. Os anéis usados pelos gregos eram conhecidos como anéis de noivado e dados antes do casamento.
Eles ofereciam estas alianças às suas esposas, que muitas vezes eram obrigadas a usar um “anel de quebra-cabeça” quando seu marido estava ausente. Por essa razão, algumas pessoas optam por trocar as alianças antes de fazerem os votos. Isso pode ser uma boa escolha para quem deseja manter o foco nas emoções desse momento tão especial.
Suas alianças são uma expressão do seu amor, por isso escolham algo que ressoe com o coração de vocês. O mais importante é encontrar alianças que se encaixem confortavelmente em seu orçamento e que estejam alinhadas com seu estilo pessoal. Além de todos os significados que explicamos, utilizar uma aliança mostra aos demais que você está comprometido. Porém, ao tentar separar os dedos anelares você notará que não conseguirá. Eles não podem ser separados, indicando que seu cônjuge viverá ao seu lado por toda a vida. Segundo muitos registros, acredita-se que as alianças de casamento surgiram no Egito Antigo, há mais de 4800 anos.
Ponto alto para selar o compromisso dos noivos, essas joias são carregadas de simbologia e história. De materiais nobres, como ouro e diamante, a simples círculos de couro e tecido, esse objeto tão marcante tem sua origem ligada a diversas histórias e lendas, das quais falaremos um pouco aqui! Há muitos anos, quando ainda era oferecido o dote pela Conserto de Joias família da noiva, o anel fazia parte do pacote, digamos assim. A joia fazia parte do que era oferecido pela família da noiva àquele casal, para que fossem prósperos e não passassem necessidade. Aliás, nem só de casamento viveram as alianças, porque os anéis também selavam acordos entre homens e suas negociações, simbolizando um pacto, um tratado.