As interações e a brincadeira no processo de aprendizagem na Educação Infantil

As interações e a brincadeira no processo de aprendizagem na Educação Infantil

Por meio dessa habilidade, a criança fortalece uma série de outras competências, por se sentir mais fundamentada, confiante e eficiente. Ao longo do texto, aprofundarei cada pilar da BNCC com o intuito de ajudar a você, professor, elencar melhores possibilidades em seu planejamento de aula.

Em outras palavras, é importante que as práticas do professor estejam diretamente comprometidas com as necessidades e os interesses da criança, para que a vivência se transforme em uma experiência e tenha, de fato, um propósito educativo. Ainda que bebês se movimentem o tempo todo, é preciso desenvolver o corpo das crianças para que elas tenham domínio sobre ele e sobre seus movimentos. O movimento é uma ação simbólica, com a qual as crianças tanto copiam, quanto criam as próprias plano de aula educação infantil ações. A seguir, iremos apresentar quais são os eixos da Educação Infantil e como eles são importantes para que as crianças tenham uma formação integral. É neste eixo que são promovidas atividades para que o aluno se reconheça como parte de uma família, que abordam a sua história, sua relação com os amigos e que incentivam descobertas sobre o meio ambiente. Nas atividades deste eixo, elas trabalharão com diferenças e semelhanças, sequências, contagem e medidas, por exemplo.

Interagir e brincar caracterizam o cotidiano da infância, proporcionando muitas aprendizagens e potenciais de desenvolvimento integral. Você conhece os 6 direitos de aprendizagem da Educação Infantil, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Eles estão definidos nas diretrizes curriculares para esta etapa e corroboram os eixos estruturantes das práticas pedagógicas, baseados na interação e brincadeira, como forma de apoiar a construção do conhecimento e o desenvolvimento integral. E a partir disto, se engajarem num novo fazer pedagógico que compreende a aprendizagem e o desenvolvimento em todos os seus aspectos, que são indissociáveis e complementares (físico ou psicomotor, social, afetivo, cognitivo e de comunicação), garantindo assim igualdade e equidade no processo de aprendizagem das crianças.

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. O eixo Linguagem Oral e Escrita ajuda os estudantes a darem os primeiros passos para a alfabetização. Ele irá ler e escrever, da sua maneira, poesias, parlendas, historinhas… O professor, no trabalho com esse eixo, auxilia os alunos nesse caminho, ajudando a ler aquilo que eles não conseguirem. Preparamos sugestões de jogos que podem ser utilizados na Educação Infantil para diferentes finalidades pedagógicas, sem o prejuízo de outros que possam ser pensados e desenvolvidos pelos educadores. A brincadeira é uma característica fundamental da infância e é responsável por inserir a criança como sujeito de cultura.

Quais são os 7 eixos da Educação Infantil?

Amplie o vocabulário e o conhecimento

“Penso que a compreensão do significado dos campos de experiências seja também essencial, para que não haja uma deformação na interpretação dos objetivos de aprendizagem nos cinco campos de experiências. Para isso, é imprescindível compreender que, para a criança, conhecer o mundo envolve o afeto, o prazer e o desprazer, a fantasia, o brincar e o movimento, a poesia, as ciências, as artes plásticas e dramáticas, a linguagem, a música e a matemática. É uma proposta de educação que valoriza a organização do trabalho pedagógico que respeita as especificidades das crianças pequenas de se expressarem por meio de diferentes linguagens, valorizando as suas capacidades de socialização, favorecendo a autonomia e a confiança”, analisou a especialista. Vale reforçar que a Base não é currículo, mas sim um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais, as quais os alunos da Educação Básica devem desenvolver. Na Educação Infantil, o documento propõe um trabalho que deve ser desenvolvido em torno dos eixos estruturantes, dos direitos de aprendizagem da criança e dos campos de experiência.

Os jogos são importante apoio para que a criança compreenda o sentido de sua prática escolar e do seu aprendizado. Os jogos, nesse sentido, possuem papel fundamental na Educação Infantil, já que podem ser recursos permeados de intencionalidade e selecionados de acordo com os objetivos pedagógicos. Além dos jogos já disponíveis na unidade escolar, é também possível criar alguns jogos simples com a ajuda das crianças, enriquecendo ainda mais o aprendizado delas. Embora seja esperado que as crianças brinquem livremente no ambiente escolar em diversos momentos, a intencionalidade do contexto lúdico é fundamental para que a educação aconteça e o desenvolvimento seja ampliado. São ótimos recursos para que as crianças brinquem enquanto aprendem regras de convivência, respeito ao próprio espaço e ao do coletivo e se desenvolvam, fisicamente e cognitivamente. V – oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

Polo lança curso que apoia professores na avaliação da Educação Infantil

Por isso, a BNCC estimula que as crianças brinquem e se divirtam dos mais variados modos, espaços e tempos, tendo como parceiros outras crianças e, também, adultos. Isso implica considerar no percurso da aprendizagem e do desenvolvimento a afetividade e os vínculos estabelecidos pelas crianças, de modo que estes promovam uma autoestima positiva, bem como uma construção afirmativa de identidade do seu grupo social. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental (Art. 31º).

Assim, o professor tem um grande desafio no sentido de desenvolver atividades e vivências para se chegar aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento descritos na Base. Com isso, a educadora reforça a ideia que precisa ser disseminada e compreendida pelos professores de todo o País, de que a Base não é um documento de orientação didática/pedagógica. Seus objetivos específicos não devem ser tratados como um checklist e simplesmente incorporados ao dia a dia da escola.

Como a BNCC está estruturada na educação infantil?

Enquanto linguagem utilizada em sala de aula, consegue atrair o interesse das crianças, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e próximo para os pequenos. A ideia de cidadania, de criticidade e de democracia ligada aos princípios políticos, embora complexa, é construída nas experiências e vivências em que a criança tem oportunidade de se expressar e de participar. Estão associados à função da educação enquanto formadora de cidadãos críticos, que considerem o coletivo e o individual, o que implica se identificar enquanto sujeito ativo, que está inserido em uma sociedade podendo transformá-la. Assim, as crianças devem desde bem pequenas aprender a ouvir e respeitar a opinião do próximo, podendo também se manifestar relatando acontecimentos, sentimentos, ideias ou conflitos. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), a Educação Infantil consiste na primeira etapa da Educação Básica.