A pandemia de Covid-19 aumentou os índices de doenças física, mental e social em todo o mundo. Ser saudável não significa apenas estar livre de enfermidades, como alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”. Trazer o amor de volta Você não vai encontrá-la nos templos religiosos e sim dentro de você, através do seu modo de vida e do seu modo de pensar, pois ela está presente em todos nós e é graças a espiritualidade que todos nós temos o poder de nos conectarmos com o divino. Cada pessoa busca a prática dessa habilidade de uma maneira diferente.
A saúde espiritual nos permite experimentar uma alegria mais profunda, uma paz mais duradoura e uma gratidão mais sincera pelas maravilhas e desafios da vida. Porque a saúde espiritual nos ajuda a manter uma perspectiva positiva sobre a vida, a encarar os desafios de forma construtiva e a buscar soluções em vez de focar nos problemas. Aliás, quando falamos em saúde espiritual, nos referimos à busca de sentido, propósito e significado na vida. O componente religioso da saúde espiritual pode ser entendido como o resultado da conexão humana com Deus, incluindo um senso de conexão com Deus, amor a Deus, oração, o sentimento de que Deus é eficaz e conhecimento, atitude e comportamento orientados para Deus. Pratique esse exercício, pare um tempo e se olhe, olhe para o próximo, faça uma conexão com a natureza e extraia dela o que tem de melhor. Atitudes assim, irão lhe ajudar com a sua saúde espiritual, recarregando sua bateria com a energia da natureza.
Geralmente, as pessoas gostam de viver uma vida com significado e propósito. Quando esses objetivos são alcançados, isso coloca harmonia na vida da pessoa e das outras pessoas que estão ao seu redor. “O modo como lidamos com as emoções pode nos dizer muito sobre como está a qualidade da nossa saúde mental. O desequilíbrio e o estresse facilitam o surgimento de doenças mentais e outras. Manter a saúde mental não é tão simples quanto parece, pois vivemos situações de estresse, de incapacidade, limitações de doenças, e isso vai minando nossa saúde mental”, relata Fabiana.
Como Ter Saúde Espiritual: 17 Poderosas Práticas Para Elevar-se Espiritualmente
“Só os muito alienados não estão revendo seu padrão de vida neste momento”. A espiritualidade pode promover estreitos laços familiares e de amizade e ajudar as pessoas a lidar com a dor física ou emocional e outros fatores estressantes da vida. Também pode oferecer às pessoas um forte senso de comunidade, especialmente para aqueles que fazem parte de um grupo ou comunidade espiritual. Reunir-se regularmente com pessoas que pensam como você pode ajudar a prevenir sentimentos de isolamento, algo contra o qual muitos adultos mais velhos lutam. Independentemente do método de prática, ritual ou local de culto, a religião e a espiritualidade podem desempenhar um papel significativo na vida de uma pessoa.
Como cuidar de sua saúde Espiritual?
No dia a dia, Carolina costuma estender os cuidados à família da criança. “O diagnóstico de câncer afeta a saúde mental e emocional não só do paciente, mas das famílias, especialmente quando se trata de uma criança”, diz ela. É comum em um primeiro momento haver um sentimento de revolta por parte dos pais, que se perguntam por que isso acontece com o filho deles, ou por que não foram eles o alvo da doença, no lugar das crianças, afirma. Segundo ele, a espiritualidade é expressa através de crenças, valores, tradições e práticas. “Quem tem menos disposição ao perdão está mais disponível a enfrentar enfermidades coronárias”, diz o especialista, que também é diretor do Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Cada uma dessas práticas pode ajudar a promover a saúde espiritual de uma maneira única, e a melhor abordagem depende das necessidades e preferências individuais.
Respire profundamente por um minuto – Faça Caminhadas em parques ecológicos, sinta a natureza
Envolve várias questões que se complementam, como o bem-estar físico, espiritual, mental, psicológico, emocional, social, cultural e outras circunstâncias da vida. Portanto, vários fatores contribuem para que se atinja uma boa qualidade de vida. Além disso, esse termo é subjetivo e pode variar de acordo com a perspectiva de cada pessoa. “O bem-estar é a capacidade em si de uma pessoa suprir suas necessidades e se satisfazer com a vida. Ter saúde significa viver em um estado mais completo de bem-estar físico, mental e social”, explica Andrew Silva Alfaro, tutor dos cursos de Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Práticas Integrativas e Complementares (PICS).
Surpreendentemente, quando estas perguntas tiverem as respostas certas, você poderá experimentar paz, integridade, esperança e conforto ao enfrentar os momentos mais difíceis. Quer você se considere religioso ou espiritual, há benefícios para a saúde associados a ambos. A professora Fabiana Prestes e o professor Andrew Silva Alfaro debateram esses temas na 2ª Maratona ECOS do Brasil, realizada pela Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter. De acordo com o IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial dos países mais sedentários.
Sociedades mais solidárias tendem a apresentar níveis mais saudáveis de sociabilidade. Por outro lado, sociedades mais individualistas dificultam as relações entre as pessoas. Porém, podemos fazer esses rituais de oração e meditação de nossa forma e do nosso jeito.
Em outras palavras, as pessoas podem se tornar mais resilientes abordando adequadamente sua saúde espiritual. Alguns critérios comuns que se enquadram na categoria de saúde espiritual incluem a crença em um ser supremo, unidade com uma força maior, um sentido orientador de significado e valor, uma religião organizada, equilíbrio, introspecção e significado. Embora todos esses aspectos não sejam necessários para ser espiritualmente saudável, abordar os conceitos principais pode fornecer uma compreensão fundamental para essa forma de abordar a saúde. A saúde mental está relacionada ao cognitivo, psicológico e ao emocional. É o equilíbrio entre emoções e sentimentos diante dos desafios, conflitos, mudanças e demais eventos da vida. Diante disso, é fundamental reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.