Enquanto que nas civilizações gregas e romanas, os sapatos se tornaram um item que determinava a classe social de cada pessoa. Nessa história, os gregos tiveram um papel muito importante, pois eles foram os responsáveis por lançarem vários modelos diferentes de sapatos, o que não havia até então. Os primeiros sapatos de salto alto foram criados para os cavaleiros persas, para que eles tivessem uma melhor posição dos pés nos estribos durante as montadas. A resposta para a pergunta de quem inventou o salto alto é até hoje um mistério. Não se sabe exatamente quem foi o criador, mas sabemos que temos muito a agradecê-lo! Uma versão bastante primitiva do salto alto foi encontrada em murais do Antigo Egito, com datas de 3.500 a.C.
Curiosamente, os sapatos elegantes de hoje também podem causar problemas de saúde, e alguns especialistas médicos pediram avisos sobre seus perigos. Para a maior parte da humanidade, os sapatos foram feitos retos, com a esquerda e a direita sendo idênticas. No dolce gabbana tenis Egito até meados de 1800, os sapatos eram essencialmente produzidos da mesma forma pelo comércio – por lapstone e martelo. Por séculos, os sapateiros mantiveram em segredo as medidas dos pés de seus clientes, para ajudar a garantir a continuidade dos negócios.
Os saxões e vikings usavambotas e sapatosde couro simples, mas no século 15, os ricos usavam sapatos com bico longo. Osapatotornozelo permaneceu popular, que era geralmente lado atado com três pares de buracos. Nesse período, a cultura dos tênis também passou a ser marcada pela violência.
O mocassim foi criado por uma tribo de índios norte-americanos no século XVII e eram feitos com couro cru e cascas de árvores. Durante a Idade Média, na Inglaterra, o rei Eduardo instituiu a numeração dos sapatos. Já em Roma, as pessoas eram julgadas pelo sapato que usava, indicando a sua classe social.
… Agora, os modelos podem ser tanto tamanco de madeira ou outros materiais, tamanco anabela ou com salto alto. Na Roma Antiga, por exemplo, o sapato servia para indicar a classe social. Os cônsules usavam sapatos brancos; os senadores usavam marrons; os legionários usavam bota com abertura nos dedos. Para os homens, no final da década de 1950, os sapatos com bico longo e pontiagudo, chamados de selecionadores de bichinhos, eram populares.
Na corte de Luís XIV os homens usavam sapatos de saltos que reproduziam pinturas de rústicas miniaturas ou cenas românticas. Desde Portugal, Maria Antonieta tinha um serviçal somente para cuidar de seus 500 sapatos, que eram catalogados por data, cor e estilo. Os calçados surgiram ainda na Idade Média, quando homens e mulheres usavam sapatos simples de couro para protegerem os pés do frio, do calor e do desconforto de pisar no chão duro e irregular. No início do século 19, os sapatos eram feitos com o pé direito e o esquerdo, em vez de serem intercambiáveis.
Sucesso do mocassim entre os famosos
40.000 anos atrás, os humanos já desenvolveram a necessidade de proteger seus pés dos elementos. Demorou séculos, no entanto, até que os sapatos de bom gosto de hoje fossem desenvolvidos. A praticidade e o conforto dos sneakers, excepcionalmente os All Stars Chuck Taylor, tornaram a peça bem presente no visual das crianças desse período. Porém, ainda levou alguns anos para os tênis adentrarem no cotidiano das pessoas em geral. A máquina de costura é de extrema utilidade tanto para as donas de casa como para a indústria da moda, costureiras, alfaiatarias e confecções.
Como Combinar os Sapatos Com as Roupas
Curiosamente, no século XVI os saltos eram objetos exclusivamente masculinos, um símbolo de ostentação e riqueza. Na corte do famoso rei Luís XIV, os homens usavam saltos altíssimos! Acredita-se que a padronização das medidas tenha sido criada pelo rei inglês Eduardo I. O sapato surgiu no momento que o homem sentiu necessidade de proteger os pés.
Tênis: conheça a história deste calçado tão presente no dia a dia
É da cultura muçulmana que se origina o conceito de calçados como conhecemos hoje em dia. Apesar de ser um calçado moderno, a história do tênis possui raízes na Grécia Antiga. Naquele período, os atletas de jogos olímpicos começaram a usar sandálias de couro para proteger os pés durante as competições.