Essa ideia ganhou tanta popularidade que, mesmo após o fim desse período conturbado, continuou sendo pensada e colocada em prática. A partir dos anos 90, o conceito de sustentabilidade e a procura por alternativas sustentáveis na construção civil ganhou mais força junto aos órgãos internacionais e se intensificando em diversos países. Por exigir muito trabalho, esfoço e investimento tanto em termos sustentáveis como arquitetónicos, esta transição vai prolongar-se por vários anos.
Então, em 1997, em Helsinki, na Finlândia, aconteceu a primeira convenção internacional sobre construção sustentável. E em 1998, um ano após, no Reino Unido, foi lançada a primeira entidade de certificação de prédios sustentáveis, a BREEAM. A construção sustentável é uma forma de executar projetos arquitetônicos em harmonia com o meio ambiente.
Refere-se ao capital humano e ao desenvolvimento de recursos que melhorem a qualidade de vida da população. Está diretamente conectada ao desenvolvimento econômico e material sem prejudicar o meio ambiente. É possível tornar uma construção sustentável sem gastar muito, e isso começa pelo projeto. Esse tipo de design não pensa apenas na concepção do produto, mas em todas as etapas de produção, distribuição, consumo e descarte. Para isso ocorrer em escala, é preciso que as construtoras e incorporadoras entendam o valor e o conceito de uma construção sustentável. O bambu é um material leve e resistente, e, quando bem utilizado, pode ser muito útil.
Privacidade A primeira vantagem de você adquirir um apartamento com suíte é a privacidade . Imagine ter seu banheiro privativo e exclusivo no seu quarto, facilitando sua rotina sem precisar atravessar a casa toda para usar o banheiro ou aguardar a fila com seus familiares. Não é necessário alterar a ordem do seu dia, levantar mais cedo, ou adequar-se aos horários dos demais. Você pode deixar seus itens de uso pessoal e diário no banheiro, trazendo muita praticidade. Valorização do imóvel A terceira grande vantagem de se ter uma suíte é a beleza e a valorização do imóvel. Como normalmente o imóvel como um todo e as suítes são planejadas, elas possuem uma estética mais refinada, trazendo todo o conforto, privacidade e praticidade para o seu dia a dia, conforme já citamos.
Saiba quem é Ciro Cozzolino e suas obras!
Por exemplo, uma das tendências de mercado que fazem isso são ostelhados verdes, que usam várias soluções para tornar os telhados verdadeiras áreas de cultivo de plantas, hortaliças e frutas. Assim, fica evidente que a construção sustentável é muito mais do que uma oportunidade de se diferenciar no mercado, apesar de este ser um fator a mais a considerar. Mas o principal é pensar que o impacto da sustentabilidade vai muito além de um setor de mercado, mas afeta toda a qualidade de vida da sociedade.
Seed, Brasil
Dessa forma, além de pensar em todo um modo de construção que use recursos sustentáveis que garantam a eficiência e qualidade de vida dos inquilinos, todos esses materiais serão reciclados e levados a destinos ideais, de forma que não agridam o meio ambiente. Além dos três pilares que mencionamos acima, as construções sustentáveis se baseiam em cinco princípios fundamentais que norteiam a construção dos edifícios e, consequentemente, são avaliadas caso queiram conquistar a certificação LEED. Agora que sabemos o conceito de uma construção sustentável, vamos entender melhor as características que esses edifícios devem conter para receberem essa classificação. Atualmente, a USGBC é a grande empresa responsável por transformar a indústria da construção civil por meio de práticas sustentáveis.
O modelo é voltado para uso consciente de recursos, intervenções tecnológicas e descarte de resíduos. O principal objetivo da construção sustentável é proporcionar maior bem-estar para os futuros moradores, de modo que usufruam de um imóvel confortável e construído a partir de uma perspectiva benéfica para todos — inclusive para o meio ambiente. Do mesmo modo que você pode economizar na sua conta de água, com o uso da captação de água da chuva, você também pode economizar na sua conta de luz com o uso de placas fotovoltaicas.
São Paulo pressiona, mas é derrotado pelo Flamengo na ida da semifinal da Copa do Brasil
Vasos sanitários, limpeza de calçadas e carros, e irrigação de jardins são algumas das ações que podem utilizar esse método de aproveitamento. Devido a esses números elevados, a formação do conceito de sustentabilidade consiste na otimização de padrões que proporcionam à construção civil apresentar resultados e iniciativas para combater os problemas ambientais. Para apostar em construção sustentável, planilha de indicadores de segurança do trabalho grátis é de grande importância ter o auxílio de uma consultoria ambiental para que haja um desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Conheça algumas das principais aplicações da construção sustentável no mercado atual. O impacto desse tipo de mudança na construção civil para a sociedade é enorme. Consegue imaginar quantos bons frutos viriam de reduzir a poluição do planeta em 50%?
Ele se baseia em um sistema online que contém informações sobre o consumo de água e energia das construções típicas de cada região. Dessa forma, a certificação é obtida pelos empreendimentos capazes de reduzir em, pelo menos, 20% o uso de água, eletricidade, e energia utilizada na fabricação dos materiais empregados no projeto. Um dos grandes pontos fortes disso é que a criação de uma área sustentável abre espaço para novas áreas sustentáveis no futuro. Como os resultados do resfriamento do telhado verde abrem espaço para criar ainda mais conforto térmico com sistemas de ventilação natural. Quando falamos em construção sustentável, para muitos, ainda se trata de uma solução distante, sendo apenas um conceito moderno, pouco prático no dia a dia das pessoas.