4 receitas para desinfetar roupas em casa

Afinal, uma boa lavagem pode deixar a roupa livre do mau odor impregnado, especialmente aquelas que você usa para correr ou praticar exercícios. Sim, mesmo você estando mais acostumado(a) a ouvir a palavra  “desinfetante” em conversas sobre limpeza de pisos e outras superfícies. Utilize um copo americano (200ml) de Pinho Sol no último ciclo de lavagem da máquina e tenha roupas mais limpas. A roupa de cama e as toalhas devem ser lavadas na máquina de lavar, com detergente de máquina, a mais de 60.º Celsius. Para a terceira camada é comum usar blusão, casaco impermeável, moletom, jaqueta para o inverno europeu e calça impermeável. Melhor ainda se tiverem capuz para proteger a cabeça, além de punhos elásticos.

No momento de escolher a solução, lembre-se de comprar somente desinfetantes licenciados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com o advento da pandemia, o desinfetante tornou-se um item cada vez mais procurado pelas pessoas para higienizar os ambientes. Afinal, o produto é um grande aliado no combate de microrganismos nocivos à saúde humana.

As roupas são um conhecido vetor de microrganismos causadores de doenças. Isso significa que germes do microbioma da pele do dono anterior podem permanecer em roupas de segunda mão, caso não tenham sido limpas antes da venda. Além disso, infecções ou patógenos que a pessoa tinha ao usar as roupas pela última vez também podem estar presentes. O vinagre é um produto popularmente conhecido como alternativa caseira para limpeza, mas se você também o combinar com peróxido de hidrogênio, o resultado é um desinfetante caseiro. Estudos[1] têm contrastado o poder antibacteriano que a água oxigenada proporciona com as suas propriedades desinfectantes e antissépticas.

Dê uma atenção especial às solas dos sapatos quando for realizar esse processo, uma vez que elas são o maior ponto de contato com resíduos e sujeiras na rua. Mais uma vez, vai depender se estamos falando de vírus ou bactérias. Qualquer tipo de material pode ser contaminado, mas certos tipos de tecido permanecem contaminados por mais tempo do que outros. Vale lembrar que, enquanto as bactérias são capazes de se multiplicar em qualquer superfície, os vírus só sobrevivem fora de um organismo vivo por no máximo alguns dias. É importante ressaltar que o alvejante não deve ser misturado com detergentes que contenham amônia, pois isso pode resultar em reações químicas perigosas. Roupas de cama e toalhas de banho, por exemplo, podem ser lavadas ocasionalmente.

Você pode optar, por exemplo, por botas impermeáveis ou mesmo um tênis esportivo combinado com meias térmicas, que ajudam a manter os pés aquecidos mesmo se o calçado ficar molhado. Confira algumas dicas de opções para terceira camada que encontramos no site da Columbia. Como essas peças são mais quentes e você pode querer tirar ao longo do dia ou ao entrar em locais aquecidos, opte por blusas que têm zíper ou são fáceis de tirar.

O que se usa para desinfetar roupas?

Vinagre e limão para desinfetar a casa

Porém, mesmo utilizando todas as nossas dicas, nada de continuar usando aquela peça comprada há anos atrás. O ideal é renovar as roupas íntimas a cada 6 meses, pois com o tempo elas deixam de ser eficazes na proteção das partes lavanderia íntimas. Para lavar roupas com desinfetante, é importante garantir que o produto realmente seja projetado para desinfetar roupas e eliminar bactérias, vírus e outros micro-organismos. Se antes o produto era usado apenas para a limpeza de ambientes como banheiro e cozinha, agora também está sendo largamente empregado na higienização das roupas.

A Importância da Desinfecção

Esta infecção pode ser urinária, intestinal, de pele ou outras – mesmo após a lavagem. Por isso, saber como matar bactérias de roupas íntimas é fundamental para a sua saúde e a dos membros de sua família. Separe um lugar perto da porta de entrada da sua casa para você colocar o sapato usado na rua. Antes de entrar, lembre-se sempre de retirar o sapato e o casaco, já que são peças que mais estiveram expostas enquanto você estava fora. Procure separar no seu armário as roupas para usar em casa e roupas para sair de casa, quando necessário. Nesses casos, usar um sabonete desinfetante como OMO higieniza e sanitiza é uma boa maneira de lavar e eliminar microorganismos das peças.

Recomenda-se lavar roupas de segunda mão recém-compradas com detergente a uma temperatura de cerca de 60°C. Isso não apenas remove a sujeira, mas também elimina germes e inativa patógenos. Por isso, lavar roupas de segunda mão é fundamental para prevenir o crescimento de germes e reduzir o risco de infecção. Um estudo sobre roupas contaminadas com o parasita da sarna mostrou que a lavagem eliminou todos os parasitas presentes.

Já a terceira camada é a externa, aquela que protege contra as condições climáticas externas, como vento, chuva e neve. O ideal é que elas sejam impermeáveis, respiráveis e a prova d’água. A segunda camada, ou camada intermediária, permite reter o máximo possível de calor que vem do nosso corpo. Peças de lã ou moletom são boas porque oferecem uma cobertura de isolamento suficientemente grossa para manter o calor.

Pele à Vista, leve o calor com você

Independentemente do tipo e de qual lugar for usar o agente de higienização, use sempre luvas para proteger as mãos. Após adquirir um produto certificado pela ANVISA, leia o rótulo com bastante atenção. Lá, deve constar todos os cuidados necessários na hora de aplicar a solução. Apesar do desinfetante ser uma solução de limpeza bastante popular, existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de utilizá-lo. Esta é uma boa prática, especialmente para doenças altamente infecciosas ou se as roupas estiverem visivelmente sujas de sangue ou vômito, por exemplo. Se você mora com alguém que trabalha na área da saúde ou que está doente, o ideal é lavar e desinfetar a roupa todos os dias.

Sempre que alguém próximo a nós tosse ou espirra, a saliva que é expelida pode fazer com que partículas de vírus se agarrem às nossas roupas. Da mesma forma, pode estar presente em qualquer superfície tocada por alguém que cobre um espirro ou tosse com as mãos e toca imediatamente essa superfície. Se você não tiver uma secadora, não se preocupe, existem outras maneiras de secar suas roupas rapidamente.

Dentro do automóvel, poderá limpar a maioria dos materiais com álcool isopropílico. Mas, na verdade, é bastante destrutivo e pode matar muitos tipos de bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus. Não basta só vestir camadas, é preciso adotar algumas práticas para manter o calor no corpo e aproveitar ao máximo sua viagem. Acredito que a escolha é muito pessoal, mas sinceramente acho mais vantajoso comprar roupas de inverno de uma boa marca ainda no Brasil.

Ele limpa e protege as cores e os tecidos das roupas e deixa um perfume encantador. Nas lavagens de ciclo normal, esse lava roupas auxilia você de forma intensiva, pois remove todas as sujeiras e manchas sem deixar resíduos. O lava roupas UAU pode ser usado na máquina de lavar, no tanquinho e no tanque.