Introdução À Linguagem Cinematográfica

Introdução À Linguagem Cinematográfica

As convenções cinematográficas parecem ser quase universais, ou seja, elas não variam muito de país para país. Os primeiros teóricos do cinema a tratar de tal oposição foram Ricciotto Canudo, Louis Delluc e uma grande parte dos formalistas russos, entre eles Lev Koulechov e Sergei Eisenstein, no início da década de 1920. Entretanto, foram os estes últimos que tiveram papel decisivo nas concepções fundadoras da linguagem cinematográfica .

O plano geral permite a utilização como elemento de contraste com planos médios e primeiros planos dos elementos nele incluídos, relaciona os personagens e quem os rodeia. Compreender a linguagem cinematográfica nos coloca numa posição mas aprofundada do que é a a produção de cinema. Nesse curso vamos aprender os principais conceitos, componentes, storytelling e convenções do cinema. As vídeo aulas que mostram às principais teorias semióticas aplicadas ao audiovisual. Uma coisa é certa, após conhecer a gramática audiovisual, seu olhar para as imagens em movimento não será o mesmo, será treinado para os sentidos que essas imagens provocam. Apostamos que você vai gostar de descobrir os encantos da linguagem audiovisual.

Mas, tranquilize-se, aos poucos esse conhecimento irá se sedimentando. Essa gramática serve tanto para os filmes de ficção quanto para os documentários. Portanto, não estranhe o fato de, neste bloco do Caderno, muitos exemplos ilustrativos estarem no campo da ficção. Recurso em que o todo é representado pela parte, o grupo pelo indivíduo, a causa pelo efeito, etc. Exibe uma ação que corre paralelamente às demais, sem encadeamento causal com o plano anterior e nem com o seguinte.

O cineasta que mais se aproxima de tal forma de cinema é o francês Jean-Luc Godard, que se expressaria de maneira em que é possível identificar pensamentos, texturas, cores, culturas, cheiros, sentimentos, vivências em forma de imagem. Dessa forma, nota-se um consenso entre os teóricos da área, de que a aparição da linguagem cinematográfica se deu com a progressiva descoberta de procedimentos de expressão fílmica, pois o cinema, no seu início, não era dotado de linguagem; era somente a reprodução do real. Entretanto, as teorias do cinema nos ajudam a pensá-lo de diferentes formas para além da linguagem, como ficou acordado em consenso pelos primeiros teóricos. Já no cinema, ao assistir ao filme baseado na obra, além da utilização da linguagem verbal observada na fala das personagens, é possível perceber a presença de linguagem não verbal, signos que são apresentados em forma de imagens e sons, perceptíveis aos sentidos dos seres humanos. Quer fazer um curta-metragem, experimentar com sua câmera, podendo ser inclusive a de seu celular, fazer um filme sobre sua família, ou simplesmente aprender ver a filmes de outra forma? Atualmente, com a revolução tecnológica, isto é mais possível do que se imagina.

Quais os tipos de linguagem cinematográfica?

cada Tipo Diferente De Linguagem É Um Tipo Diferente De Ver A Vida

Mesmo que a metáfora apresentada não tenha sido de conhecimento das personagens, ela não deixa de compor o contexto diegético que provoca sentido no receptor. As diferenças já começam pelo lugar que é usado para se fazer à leitura do livro, que pode ser facilmente deslocado, como pelos cômodos da casa, um meio de transporte até lugares externos. Já para se assistir ao filme só restam duas opções, ir ao cinema ou alugar a fita cassete e colocá-la em um vídeo. O livro apesar de não usufruir o recurso da imagem, este último também precisa ser interpretado, assim como um texto apenas escrito. O que se mostra no texto, assim como na tela, não constitui todo o espaço ficcional da narração. O não mostrado tem a função de construção de sentido simétrico à do mostrado, construídas pela imaginação de cada um, o receptor contribui com a sua imaginação para preencher determinadas ausências.

Professor

Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Ofertas válidas na compra de até 10 peças de cada produto por cliente, até o término dos nossos estoques para internet. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o da sacola de compras. O Curso Online Linguagem Cinematográfica acontece de forma virtual, contendo 04 aulas online e guia de empresas online Sorocaba ao vivo (com duração de 2h cada), permitindo a interação de todos em tempo real. Saber interpretar sons e imagens em movimento nos possibilita desenvolver um pensamento crítico, fazendo com que aprendamos a ler melhor o mundo em nossa volta. Homenagem ao filme centenário “O Gabinete do Dr. Caligari” e análise profunda para compreender sua importância, a partir de autores como Sigfried Kracauer e Lotte Eisner.

Pra Quem É Esse Curso?

Os primeiros como modelos reduzidos, mais fáceis de visualizar integralmente que um filme inteiro. Os segundos como provocação do desejo de ver o filme inteiro. A “pedagogia do fragmento” (Bergala, 2002, p. 113), portanto, combina frequentemente os méritos da condensação, da renovação e de uma inscrição mais duradoura das imagens na memória. Assim, Bergala defende uma abordagem do cinema a partir do plano, considerado a menor célula viva, animada, dotada de temporalidade, de devir, de ritmo, gozando de autonomia relativa, constitutiva do grande corpo-cinema.

Assim, entendo por heteroglossiauma diversidade social de tipos de linguagem que é produzida por forças sociais (gêneros discursivos, tendências particulares, profissões etc.). Entendo ainda a heteroglossia como um processo de incorporação de múltiplas vozes, pois o próprio conceito de voz em Bakhtin (1983, p. 293) propõe interação de múltiplas perspectivas sociais e individuais. Desse modo, proponho pensar o cinema em contexto escolar dentro de uma perspectiva pós-moderna em Educação, a partir da “translinguística bakhtiniana” (Stam, 2006, p. 137). Diante tais situações, o que pode fazer então o professor em sala de aula? Investir no seu aluno, no potencial que ele possui, construindo um espaço de troca recíproca, assegurando a ele um lugar de reconhecimento em seu meio social.

Sobretudo porque o DVD permite fazer também, com alta qualidade visual, o movimento inverso – indispensável nesta proposta pedagógica –, de desacelerar e paralisar as imagens. Diferente da Literatura, todo o tempo no filme tende a ser sentido como presente. Presa ao esquema lingüístico, a ficção literária não consegue narrar o passado fazendo abstração das modalidades verbais que o marcam, ao passo que o filme, que apenas mostra sem enunciar, fez isso perfeitamente.