Caso já esteja endividada, se organize para sair da inadimplência e se manter com as finanças em dia. Ou seja, a jornada de trabalho comercial e doméstico é desigual entre homens e mulheres, criando uma sobrecarga de trabalho somada ao salário que também é desigual. Agora que você aprendeu o valor do seu dinheiro, está na hora de pensar em investir. Você precisa desenvolver uma autodisciplina para não se perder nas finanças. Primeiramente, escolha a dívida mais fácil de pagar e planeje uma forma de pagá-la totalmente ou grande parte dela de uma só vez. Agora, se você é um dos milhares de brasileiros que estão com problemas de dívidas, você também descobrirá como resolver essa questão.
Se a resposta para esta última questão for não, então é momento de reavaliar tudo, pois não haverá liberdade financeira sem um movimento de poupar. Pode parecer uma ação óbvia, mas é muito comum desconhecermos a nossa organização financeira. Ainda assim, quando se atinge a independência financeira é preciso respeitar um padrão máximo. Sim, ao falar assim parece uma meta impossível de se atingir, mas com objetivos claros, planejamento e dedicação é possível alcançá-la.
Significa que você já acumulou reservas que lhe permitirão continuar a ter uma vida sólida caso não possa mais trabalhar. É poder escolher fazer o que deseja com mais finanças tranquilidade, como ir ao cinema ou viajar, sem que nenhuma das opções prejudique suas finanças. Não há uma divisão rígida que determine essas três esferas de tempo.
Defina seus objetivos
Identifique o que você pode estar fazendo de errado e caso você realmente esteja buscando sua independência financeira, combata de vez esses problemas. De construir a sua independência financeira no futuro é ter um excelente planejamento hoje e aplicar seu dinheiro com inteligência. Independência financeira é poder se aposentar e deixar de trabalhar, mas o principal é ter total liberdade de escolha.
Entende-se por renda passiva toda aquela renda que não foi gerada pelo seu trabalho direto, ou em outros termos, “ativo”. A renda passiva deve chegar ao seu bolso como forma de proventos (dividendos e JCP de ações, aluguéis de imóveis, rendimentos de Fundos Imobiliários, direitos autorais, entre outras). Poder recusar uma oferta de emprego com tranquilidade ou não se amedrontar caso pretenda ir para uma vaga melhor. Outro levantamento, este da Anbima, aponta que 70% do dinheiro das pessoas que ganham até R$5.000 por mês e conseguem poupar algo está investido na poupança. É inegável, no entanto, que ainda existe certo receio, hoje infundado, por parte de quem ainda não investe.
Como alcançar a liberdade financeira
Enquanto alguns sonham em fazer viagens de alto padrão e comprar itens de grifes, outros se sentem felizes com uma vida menos luxuosa. Por isso, o verdadeiro custo da liberdade financeira é o tempo e a sua persistência e constância. Portanto, liberdade financeira está muito mais ligada às possibilidades que você tem do que efetivamente ao que você faz. Seguir estas dicas pode ser um indício de sucesso financeiro, mas não significa que você será bem-sucedido em outras áreas. Assim, elimine as suas dívidas o mais rápido possível e conte com a renegociação para facilitar o cumprimento de todas as suas obrigações. Pode variar de uma família para outra, mas é possível colocar nesta seção os gastos com cinema e outros passeios, lanches e refeições fora de casa, compras em lojas de shoppings e até mesmo as despesas com telefone, internet e televisão.
Aliás, pensar somente no curto prazo é um dos principais fatores que podem nos distanciar da liberdade financeira. Esse pensamento é consequência da terrível falta de educação financeira do nosso país. Falar sobre dinheiro ainda é um tabu por aqui, é preciso desmistificar esse fato. Quando passamos para um papel nossas despesas fica mais claro traçar estratégias do que pode feito.
Qual a importância da liberdade financeira?
Assim, o objetivo financeiro permite que você estabeleça metas levando em consideração quanto você vai precisar de dinheiro, quando você irá usá-lo e quais são os passos necessários para poupar tal montante. Graças a ela, você pode, por exemplo, ter tempo livre para as atividades e pessoas que você mais ama, ajudar pessoas, criar projetos e por aí vai. Você pode procurar informações na internet (dando sempre preferência a sites confiáveis e com boa reputação), junto a amigos experientes, especialistas ou mesmo a instituições financeiras consolidadas.
Suas metas, objetivos e até mesmo seus desejos pessoais – visando a satisfação e a realização pessoal. Atingir a independência financeira, neste cenário, torna-se uma conseqüência natural. Neste estágio, as preocupações financeiras acabam sendo reduzidas e perdem a relevância em muitas situações. Uma vez que a sua vida financeira estará em ordem e você terá acumulado patrimônio suficiente para fazer escolhas pessoais sem colocar o dinheiro em primeiro lugar.